Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo

Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo acolhe:
Encontro de Poetas Populares


O Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo acolhe, de Outubro a Dezembro de 2008, um ciclo de conferências e encontros intitulado "Conversas no Arquivo", uma organização da Câmara Municipal através do Arquivo Municipal e da Biblioteca Almeida Faria.

A primeira iniciativa realiza-se na próxima terça-feira dia 21 de Outubro, pelas 15 horas, e trata-se de um Encontro de Poetas Populares. Esta primeira "conversa" surge no âmbito das temáticas da exposição "Colecção de Arte popular e Artesanato", patente no Arquivo, e conta com a presença do escritor António Modesto Navarro e de poetas populares do concelho de Montemor-o-Novo.

Para além da presença de diversos poetas populares, que são sem dúvida um património cultural, humano e etnográfico importantíssimo na transmissão dos nossos saberes e tradições, a presença do escritor António Modesto Navarro vem valorizar ainda mais a iniciativa.

António Modesto Navarro nasceu em Vila Flor (Trás-os-Montes), em 1942. Foi criativo de publicidade e técnico superior principal do Ministério da Cultura. Autor de 38 livros - romances, contos, poesia e ainda de levantamentos de carácter sociológico, nomeadamente sobre emigração, cultura popular e situação no interior do País (Trás-os-Montes, Beira Alta e Alentejo). Foi um dos fundadores da Associação Portuguesa de Escritores. Colaborou em diversas revistas e jornais. Foi distinguido com o Prémio Caminho da Literatura Policial em 1991. Está representado em livros escolares e antologias sobre emigração, guerra colonial e região demarcada do Douro, entre outras.

A próxima "conversa no arquivo" será uma conferência sobre "Os moinhos do rio almansor", pela Dr.ª Francisca Mendes (CIDEHUS/Universidade de Évora), agendada para 29 de Outubro, quarta-feira, pelas 18h00.

Sem comentários: