Noticia: Ecopista do Montado - Montemor-o-Novo

Este Domingo
Nova Ecopista é inaugurada em Montemor-o-Novo

É inaugurada no próximo domingo, dia 8 de Março, em Montemor-o-Novo, a Ecopista do Montado. A iniciativa, que está integrada nas comemorações do Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher, terá lugar a partir das 10h00, no Lg. Machado dos Santos (Lag. da Estação), seguindo-se um passeio de BTT e caminhada pela Ecopista (existindo transportes para o regresso no Paião e na Torre da Gadanha). Logo após o passeio haverá um lanche (pic nic) no Jardim da Estação, por volta das 13h00 horas.

O antigo ramal ferroviário de Montemor-o-Novo-Torre da Gadanha, foi inaugurado em 2 de Setembro de 1909 e foi desactivado em 1988. Em 2009, este percurso, num trilho de cerca 13 Km, bem definido e quase sem desníveis, irá ganhar nova vida através da Ecopista do Montado.

A Ecopista do Montado é uma infra-estrutura desportiva, recreativa e de lazer que possibilita a prática de actividades ao ar livre, reconhecidas como elementos fundamentais da educação, cultura e vida social, destinando-se à prática de caminhadas, passeios cicloturísticos/BTT, passeios a cavalo no piso de terra batida, passeios em patins e similares.
Esta Ecopista surge através do Projecto NATURALE, com o propósito de alcançar quatro objectivos:
--Promover o património natural e cultural existentes, com particular destaque para o património ferroviário, cuja existência potenciou este projecto;
--Criar uma estrutura educativa e informativa, que associe o lazer à descoberta do território nas suas diversas vertentes, património, práticas tradicionais, fauna e flora;
--Favorecer a prática do desporto, na sua vertente mais informal, como forma reconhecida de favorecer o bem-estar e a saúde pública;
--Criar uma estrutura que favoreça o recreio informal em meio rural, promovendo formas de lazer saudáveis e amigas do ambiente.

Num investimento total de cerca de 541.948,78 mil euros, o projecto foi comparticipado pelo FEDER com 402.905,91 mil euros, implicando assim um investimento do Município de Montemor-o-Novo próximo dos 139.269,35 mil euros. Com este projecto, criaram-se condições para a vivência de um espaço que foi integrado em Contrato de Concessão entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a REFER. A sua anterior função foi, desta forma, abandonada, sendo a linha-férrea, actualmente, local da Ecopista do Montado. O Projecto Naturale despontou no âmbito do reforço das Redes Locais de Turismo de Natureza, e com o objectivo de complementar a oferta disponível para os utilizadores das Ecopistas, requalificando-se o troço ferroviário desactivado “Montemor-o-Novo – Torre da Guadanha”, dotando-o de condições de conforto e segurança, bem como de informação para os utilizadores das Ecopistas.

Este troço tem uma das extremidades na Cidade de Montemor-o-Novo, passa pela povoação e respectivo apeadeiro do Paião, terminando na estação da Torre da Gadanha. A partir do Paião, liga, através de Percursos de BTT sinalizados no terreno, com a Rede Local de Turismo de Natureza implementada.

Desta forma, pretendeu-se reforçar a Rede Local de Turismo de Natureza e, simultaneamente, contribuir para a implementação da Rede Transfronteiriça prevista no Projecto NATURALE, bem como para a expansão da Rede Verde Europeia. No primeiro caso, o objectivo é atingido reforçando a ligação entre Percursos Pedestres e BTT existentes, e proporcionando novas ligações, designadamente, ao nível de infra-estruturas de alojamento.

Sem comentários: