Notícia Ciclo da Primavera 15 a 17 Maio 09

Ciclo da Primavera em Montemor-o-Novo
Música e Teatro no próximo fim-de-semana

O Ciclo da Primavera, uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Juntas de Freguesia e Organizações Concelhias, continua a decorrer um pouco por todo o concelho de Montemor-o-Novo.
Em 2009, na 20.ª Edição da iniciativa, até Junho, pode contar com um programa cultural com muita música, teatro, dança e ilusionismo, sinónimo de qualidade e diversidade.
Não perca as próximas iniciativas do Ciclo da Primavera…

Orquestra Ligeira do Exército no Curvo Semedo

Dia 15 de Maio, pelas 21h30, no âmbito das comemorações do Dia da Instrução e Doutrina do Exército, a Orquestra Ligeira do Exército (OLE) actua no Cine-Teatro Curvo Semedo. Sediada na Escola Militar de Electromecânica em Paço de Arcos, a OLE iniciou as suas actividades em 1977. Dois anos depois, foi oficializada por Decreto – Lei para representar o Exército Português e colaborar com os outros ramos das Forças Armadas e com Entidades e Organismos Civis. A sua estrutura, em género Big-Band, é composta por cinco saxofones (flauta, flautim, clarinete), quatro trompetes, quatro trombones, dois teclados, duas violas, duas percussões e três vocalistas. Executando composições ligeiras, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada como uma verdadeira “embaixadora” do Exército Português junto da sociedade militar e civil, contribuindo para a afirmação e valorização cultural.

“Custódio Castelo Trio” no Ciborro
No sábado, dia 16 de Maio, às 21h00, a Casa da Cultura e Recreio do Ciborro, acolhe Custódio Castelo Trio. Custódio Castelo, um virtuoso da guitarra portuguesa, Carlos Garcia, na guitarra clássica e Carlos Menezes, no contrabaixo, apresentam-se em concerto.

“Trilho” e “A.P.L. & DJ Davs” no Multiusos do Centro Juvenil
Integrado no Ciclo de Divulgação do PEBL do Centro Juvenil, e também incluído no Ciclo da Primavera, o Multiusos do Centro Juvenil de Montemor, dia 16 de Maio, pelas 21h00, recebe um concerto de “Trilho” e “A.P.L. & DJ Davs”. Os “Trilho” são um grupo instrumental que tem marcado posição na actividade musical da sua geração tanto pela vontade como iniciativa, constituídos por Hélder na guitarra ritmo, Canoa no baixo e João na guitarra solo. O Agrupamento de Percussão Livre (A.P.L.) é um grupo livre que procura um aperfeiçoamento artístico dos músicos envolvido através da percussão e temas de várias influências. Experimenta também nesta actuação a fusão com o House Progressivo produzido por João Sousa e DJ Davs, DJ que vai misturar esse house e que também vai percutir com João Sousa, Hélder Azinheirinha, Pedro Melgueira, entre outros.

“Afonso Henriques” no Curvo Semedo

O Teatro O Bando apresenta “Afonso Henriques”, dia 17 de Maio, pelas 17h00, no Cine-Teatro Curvo Semedo. O bebé Afonso ainda não tinha dois anos quando o seu pai, sentindo que a morte se aproximava, lhe deixou como herança, o território do Condado. O menino Afonso Henriques era aleijado das pernas, sonhou um dia ser um rei invencível contra os mouros e os castelhanos mas quando acordou verificou que as suas pernas eram perfeitas e que no lábio superior lhe crescia um bigode. Peça destinada ao público infantil.

Baal 17 no Escoural


Ainda no Domingo, dia 17 de Maio, às 21h30, o Baal 17 leva à cena a peça “Pão”. Este trata-se de um espectáculo criado pelo Baal 17 a partir de recolhas realizadas em torno das histórias e memórias do pão, percorrendo e explorando dramaturgicamente os seus diferentes significados, envolvendo-os como “personagem”, numa viagem aos trabalhos da terra, ao homem, ao amor, à descoberta e à poesia. Claramente inspirado pelo e no Alentejo e pelas suas transformações, memórias e tradições, a Baal 17 pretende questionar o relacionamento entre o homem e o pão, despertar histórias, sentimentos e emoções através do teatro.


Esta Primavera cultural, que nos toca e nos convida a abraçá-la, tem encontro marcado consigo...esperamos que aceite o convite.

Entre o azul do céu e a beleza da paisagem,
Em Montemor-o-Novo,
Momentos únicos de Cultura...

Sem comentários: