Notícia Ciclo da Primavera 20 de Junho, Montemor-o-Novo

Folclore e Animação de Rua no Ciclo da Primavera




O Ciclo da Primavera, uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Juntas de Freguesia e Organizações Concelhias, continua a decorrer um pouco por todo o concelho de Montemor-o-Novo.

A penúltima semana da 20.ª Edição do Ciclo da Primavera, será preenchida com a Noite Nacional de Folclore e o Projecto Tubando.

Projecto Tubando em São Cristovão

Este sábado, 20 de Junho, pelas 17h00, as Ruas de S.Cristovão vão acolher uma animação de rua pelo Projecto Tubando, um projecto realizado pelas Oficinas do Convento. Trata-se de um grupo de saltimbancos armado com instrumentos, assalta as ruas com uma performance musical, espalhando a alegria e bem-estar ao som de um Latin Funk.

Estes saltimbancos com um visual funk reciclado transportam 4 máquinas gerigonça, feitas de tubos entrelaçados suportados por um chassi de rodas. Este projecto criado pelo musico Paulo Morais em colaboração com muitos outros amigos e artistas, que visa explorar as diferentes possibilidades sonoras e visuais dos tubos. É composto por 4 máquinas e três sopros que dão a harmonia e a melodia ao concerto/ performance. Os locais onde o espectáculo se adapta poderão ser variados, uma vez que é constituído por duas partes distintas: uma parte em movimento, onde o público se juntará a seguir a fanfarra; e outra em local específico parados, permitindo que o público se junte e partilhe o momento musical, contribuindo com a sua presença bailada ao som dos ritmos apresentados pelo conjunto.

Noite Nacional de Folclore no Parque Urbano

O outro destaque deste fim-de-semana, que também está agendado para sábado, dia 20 de Junho, tem lugar no Campo de Futebol do Parque Urbano de Montemor-o-Novo, às 21h30. Trata-se da Noite Nacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico Etnográfico Montemorense.

Para além do Rancho anfitrião, teremos a presença do Grupo Folclórico A.C.R Hélios de Figueiredo (Braga), Rancho Folclórico da S.C.M. de Soure (Coimbra), Rancho Folclórico de Juncal do Campo (Castelo Branco) e Rancho Folclórico de Alcanhões (Santarém).

Relembramos que o Rancho Folclórico Etnográfico Montemorense surgiu em 1985, iniciando desde então, um trabalho importantíssimo de recolha de trajes, modas, usos e costumes do povo que lhe permite representar o Alentejo e mais propriamente o Concelho de Montemor com autenticidade.

Esta Primavera cultural, que nos toca e nos convida a abraçá-la, tem encontro marcado consigo...esperamos que aceite o convite.

Entre o azul do céu e a beleza da paisagem,
Em Montemor-o-Novo,
Momentos únicos de Cultura...

Sem comentários: