Concerto "O Poema (A) Corda"

Oficinas do Convento apresenta Concerto "O Poema (A) Corda"
Dia 15 de Janeiro 2010 às 22H

O Poema (A) Corda   
Este projecto nasce de uma sede mútua. Surge como questionamento e como resposta, como desejo e como ânsia de trilhar novos caminhos, de desafiar e testar até onde poderão a poesia e a música sulcar a mesma terra. E daqui brota uma simbiose despertadora e provocadora.
Música e Poesia reúnem-se numa só entidade, híbrida: um corpo fluente e dinâmico, alimentado de naufrágios, amamentado pelo quente seio do Sentir.
O Humano perante a Criação; a Criação defronte da Multiplicidade, do pluralismo de vozes e murmúrios interiores.
O Poema “vendo-se e pensando-se” ao espelho da música, enquanto o Homem se problematiza enquanto semi-deus fecundante e redentor de si mesmo.
E a sofreguidão, e o choro, e a demência… serão a rejeição, o retirar de peso ao Tempo.
O Caos e a Subconsciência invadem-nos, subjugam-nos… Mas O Poema (A)Corda, despertando em nossos olhos, a senda medular da dimensão artística: A Palavra e o Som serão a matéria-prima para o construir deste edifício.
“A sensibilidade esbatida na ausência, consagra-nos neste inabalável tormento…”, o de sermos mártires e senhores de uma identidade insaciável…



Projecto constituido por:
Nuno Mangas-Viegas (Poemas e Voz)
Natural de Tavira. Reside actualmente em Évora. Aluno do terceiro ano do Curso de Línguas, Literaturas e Culturas, perfil de Literatura e Artes, da Universidade de Évora*


João Mendes de Sousa (Guitarra Eléctrica e Voz)
Natural de Lisboa. Reside em Montemor-o-Novo. Aluno do terceiro ano do Curso de Línguas, Literaturas e Culturas, perfil de Estudos Portugueses e Espanhóis, da Universidade de Évora. *


* Ambos co-directores da Revista “Alma Ibérica”


Dia 15 de Janeiro 2010 às 22H
Montemor-o-Novo
Entrada Livre