XI Critério Corta Mato Paulo Guerra


3.ª  prova em Montemor-o-Novo.

Realiza-se em Montemor-o-Novo, nos Terrenos Anexos ao Parque de Exposições, dia 16 de Janeiro (Sábado), pelas 15 horas, a 3.ª prova do XI Critério de Corta Mato Paulo Guerra.

A prova é organizada pela Câmara Municipal de Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Associação de Atletismo do Distrito de Évora e conta com o apoio da Associação de Municípios do Distrito de Évora e de alguns clubes do Concelho de Montemor-o-Novo (Grupo Desportivo do Reguengo São Mateus, Secção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários de Montemor, Núcleo de Atletismo da Casa do Povo de Lavre e Associação de Jovens de Cortiçadas de Lavre).

Após as provas realizadas em Portel e Vendas Novas, Montemor vive as emoções desta importante competição do Corta Mato Distrital.

A competição, que se destina aos atletas filiados na Associação de Atletismo de Évora (AAE), será dividida por escalões e sexos. Os benjamins e infantis farão 1.000 metros e os iniciados percorrerão 2.000 metros, em masculinos e femininos. Já os juvenis masculinos e absolutos femininos cumprirão uma distância de 3.000 metros, enquanto que os absolutos masculinos terão pela frente 6.000 metros de percurso.

Para além da homenagem a Paulo Guerra, um atleta alentejano que, tendo representado clubes do Distrito de Évora, destacou-se na alta competição mundial, os objectivos deste grande prémio são divulgar, incentivar e motivar à participação de clubes e atletas filiados na AAE e envolver as autarquias do distrito no desenvolvimento desportivo.

A prova em Montemor-o-Novo tem ainda a particularidade de, em simultâneo, ser disputada a Final Distrital do Corta Mato Jovem, envolvendo os atletas apurados das escolas, os quais não contam para a classificação do Critério, mas terão direito a lutar pelos prémios em disputa. Desta forma, esta competição irá também ter bastantes mais atletas do que aqueles que habitualmente disputam o Critério (atletas federados nas equipas).