Big Band da Nazaré em Montemor-o-Novo.


O Portugal Jazz é um festival itinerante que, com o alto patrocínio de sua excelência o Presidente da República e o reconhecimento de interesse cultural pelo Ministério da Cultura, visita alguns municípios portugueses. Uma das Câmaras Municipais aderentes é a de Montemor-o-Novo. 



Este sábado, dia 6 de Fevereiro, o “Portugal Jazz” vai estar em Montemor-o-Novo. Às 14h30, na Sociedade Filarmónica Antiga Montemorense "Carlista", decorre uma Acção Pedagógica intitulada "A Linguagem do Jazz" e, pelas 21h30, igualmente na “Carlista”, o Festival apresenta a Big Band do Município da Nazaré, dirigida pelo Maestro Adelino Mota. 

A Big Band da Nazaré, formou-se em Setembro de 99, por proposta do seu director à Câmara Municipal, na sequência de existirem no Concelho três Orquestras Ligeiras Juvenis e uma Banda, e tem como objectivo dar oportunidade de continuação aos Jovens que se forem destacando nas formações até aqui existentes. Nos Concertos, apresenta o repertório variado passando pelos “standard’s” de Jazz, por temas com ritmos de influência latino-americana, tais como a “salsa” e também alguns originais de estilo “Funk”, que são verdadeiramente a música contemporânea para este tipo de grupos. Constam ainda do repertório algumas das mais conhecidas “canções” do Jazz, com a presença de uma cantora.

Esta Big-Band, que já fez Concertos em Portugal, Espanha, Bélgica e Alemanha, é composta por 5 Saxofones (2 Altos, 2 Tenores e 1 Barítono), 4 Trompetes, 4 Trombones, Piano, Guitarra, Baixo, Bateria e Voz em alguns temas. 

Com um novo disco (intitulado precisamente “Dez anos”), onde cabem temas de compositores tão diversos quanto Errol Garner, Miles Davies, Wayne Shorter, Stevie Wonder e Charles Mingus, a Big Band promete levar ao rubro todos os que aceitarem o convite do Portugal Jazz em Montemor-o-Novo.