João Bento expõe na Galeria Municipal

Instalação de João Bento
Na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo


É inaugurada Hoje, pelas 18h30, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, uma instalação de João Bento.

Segundo João Bento, o Projecto que vai ser apresentado em Montemor-o-Novo, “corresponde a uma pesquisa efectuada há já alguns anos em torno da fotografia. Ou mais profundamente do seu questionamento enquanto suporte, reenquadrando e transformando-o através do uso de outros meios artísticos (outros mídea), como é caso do recurso ao vídeo e ao registo sonoro. Abrindo desta forma um salto para lá da objectividade que caracteriza a fotografia pela sua reprodução mecânica, tornando-a próxima daquilo que compreendemos como memória”.

Ainda de acordo com João Bento, “através das variadas experiências que se encontram expostas, é possível estabelecer um percurso que tem origem no próprio dispositivo fotográfico, passando por vários estados plásticos que nos levam a experimentar a fotografia sob diferentes pontos de vista, questionando também desta forma o modo como olhamos ou reenquadramos mentalmente uma imagem fixa”.

João Bento nasceu no Fundão em 1980. É Licenciado em Artes Plásticas pela ESAD das Caldas da Rainha.

De entre muitos projectos, participou nos últimos anos em vários encontros e festivais com trabalhos no âmbito da instalação vídeo, live acts, performances e screenings. Tem estado permanentemente representado em mostras internacionais de vídeo experimental.

A nível musical e plástico, trabalha regularmente na criação de composições sonoras para peças de dança e performances de peças suas e de outros artistas. Co-criador e interprete do projecto Canal Zero, projecto Cinema Volante e a performance “Sem título até Hoje”. Formação de música improvisada com o músico Greeg Moore e Teramin com Pamelia Kurstin.

Destaque ainda para trabalhos de âmbito educativo em colaboração com o CRAC.DC (Centro de Recursos Artísticos para a Comunidade) de Óbidos, Serviço Educativo da Moagem (Casa do Engenho e das Artes) do Fundão e o CENTA (Centro de Estudos de novas Tendências Artísticas).

Instalação de João Bento
27 de Fevereiro a 19 de Março
Galeria Municipal de Montemor-o-Novo
Largo S. João de Deus
7050-128 Montemor-o-Novo

Horário:
De Terça a Sexta das 10h. às 12h. e das 15h. às 18h.
Sábado – das 15h às 18h.
Encerra Domingos e feriados

Links: + info
www.joaobento.blogspot.com
www.canalzero.net
www.myspace.com/bento17
www.myspace.com/canal0
www.cinemavolante.blogspot.com
www.anamnese.pt