Montemor-o-Novo comemora 25 de Abril

Montemor-o-Novo comemora
36 anos de Abril

As comemorações do 36.ª Aniversário do 25 de Abril em Montemor-o-Novo irão ter uma programação vasta que inclui música, desporto e inaugurações de novos equipamentos.

O Dia da Liberdade começa a ser comemorado no dia 24 de Abril, pelas 11h00, com a Inauguração da Etar de S. Cristóvão.
Da parte da tarde, às 16h00, em Cortiçadas de Lavre, terá  lugar a inauguração de “a arte das palavras, espaço da poesia popular”, a nova sala de leitura e multimédia desta freguesia.
A véspera do Dia da Liberdade termina com mais duas iniciativas. Às 22h00, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, terá lugar o Recital “José Afonso O Canto da Utopia”, uma viagem intimista pela arte e pela vida de José Afonso, com Apresentação de Eduardo M. Raposo e interpretação de Francisco Naia, acompanhado pelos músicos Admundo Silva, José Carita e Marco Rodrigues. E, finalmente, às 23h30, realiza-se uma Arruada pelas ruas da Cidade, com a Banda da “Carlista”.

Na manhã do dia 25 de Abril, após o Hastear das Bandeiras no Lg.º dos Paços do Concelho, pelas 10h00, realiza-se a 30ª Estafeta da Liberdade, com partida a ser efectuada de Casa Branca, na freguesia do Escoural. Esta é uma prova que anima as estradas do concelho de Montemor desde 1981. Com meta instalada no Parque Urbano, a prova une centenas de atletas das diferentes equipas representativas das várias freguesias. A culminar a manhã haverá uma exibição de paraquedismo.

Do programa constam ainda diversos Almoços Comemorativos do 36º Aniversário do 25 de Abril, organizados pelas ARPI’S de Cabrela, Ciborro, Foros de Vale de Figueira e Silveiras.

Em termos musicais, o ponto alto da programação, destinada a comemorar esta data tão importante da democracia portuguesa, será o espectáculo musical “Se Voaras Mais Ao Perto”, interpretado por José Barros e Navegante com Amélia Muge, que se realiza às 17h00, no Cine-Teatro Curvo Semedo. Em 2008, José Barros e Navegante lançaram o disco “Meu Bem Meu Mal”, considerado pela crítica um dos melhores discos do ano, onde Amélia Muge gravou um tema com José Barros. Nos últimos 3 anos, José Barros e Navegante têm convidado Amélia Muge para se juntar ao grupo, no âmbito dos festejos do 25 de Abril. Em Montemor-o-Novo, para além de canções do repertório do Navegante, José Barros e Amélia Muge, cantarão canções de “Cantautores de Abril”, como por exemplo José Afonso, José Mario Branco, Fausto, entre outros.

Uma última nota para o facto de algumas ruas do Centro Histórico, à semelhança de anos anteriores, estarem decoradas com flores de papel, elaboradas pela Cercimor/CAO e ARPI de Montemor-o-Novo.


Montemor-o-Novo convida-o a Comemorar Abril!