Nota de Imprensa - Ciclo da Primavera - 10.04.2010

21.º Ciclo da Primavera
Teatro e Música no concelho de Montemor

A 21.ª edição do Ciclo da Primavera prossegue com a sua programação e, como vem sendo apanágio desde a sua criação, procurando levar a todo o concelho, inúmeras iniciativas culturais de grande qualidade e diversidade. O próximo sábado é um bom exemplo disso!

Bando da Lua no Reguengo


O Bando da Lua actua, dia 10 de Abril, pelas 17h00, no Centro Cultural do Reguengo/S.Mateus (Freguesia de N.ª Sr.ª da Vila).
Este projecto pretende oferecer uma nova “arquitectura sonora” sobre a música tradicional portuguesa sobretudo do Alentejo, mas também da Beira Baixa e Trás-os-Montes, o fado e canções de importantes autores portugueses, como Adriano Correia de Oliveira, José Afonso, José Mário Branco entre outros.

“O Rosto Levantado” no Escoural

No Escoural, o CENDREV leva à cena a peça “O Rosto Levantado” (M/12). A representação tem lugar a 10 de Abril, na Sociedade Recreativa Grupo União Escouralense, pelas 21h00.

Com encenação de José Russo, cenografia de João Sotero, a interpretação desta peça está a cargo de Álvaro Corte Real, Ana Meira, Jorge Baião, José Russo, Marco Silva, Maria Marrafa, Rosário Gonzaga, Rui Nuno e Victor Zambujo.

“O Rosto Levantado” inicia quando, ao regressar do serviço militar, Geraldo, que, apesar de jovem, exercera as funções de feitor do latifundiário José Redondo, não quer continuar a exercer essas funções. A experiência da guerra colonial e o convívio com algumas camaradas minimamente politizados haviam-lhe aberto os olhos para uma tão grande desigualdade social.
Num encontro com Violante, filha do casal latifundiário, Geraldo mostra-se reservado, e mesmo desinteressado no prosseguimento das relações amorosas que ambos chegaram a manter.
Na festa de recepção que lhe é feita, Geraldo procura juntar-se aos trabalhadores, mas os patrões obrigam-no a sentar-se à sua mesa, ao lado de Violante. Uma bem-intencionada discursata de José Redondo quanto ao regresso de Geraldo e às promissoras relações do jovem com Violante, levam o rapaz a afirmar que uma peça se modificou no mecanismo, três anos fora dele e agora já não serve. Rotura inevitável. Geraldo aceita permanecer na herdade como simples trabalhador. 
Geraldo, movido por um forte espírito solidário, vai influenciando os companheiros de trabalho, agora mais conscientes dos seus direitos.

Cottas Club Jazz em São Cristovão

O Grupo União Sport Sancristovense, em São Cristóvão, é o palco para a actuação do do Cottas Club Jazz, dia 10 de Abril, às 21h00.

Fundado em 2003, esta banda oferece um repertório jazzistico dos anos vinte mas reinterpretado com o estilo que Loius Armstrong & All Stars impuseram nos anos cinquenta. Precisamente o nome “COTTAS CLUB” pretende relembrar o novo jazz que se fazia ouvir no famoso bar de New York, COTTON CLUB. Paradoxalmente a gíria na palavra “COTTAS” vem reforçar o estilo antigo desta música.
No seu vasto reportório contam com blues, rags, marchas, swings, foxtrots em grandes clássicos como "When the Saints Go Marching In", "Charleston", “Mack the knife”, "I've Found a New Baby" entre outros.

Coral de São Domingos realiza concerto de aniversário

A 10 de Abril, pelas 18h00, o Coral de São Domingos está em festa com a realização do Concerto do seu 23º aniversário. Tendo como cenário a Igreja do Convento de S. Domingos, este concerto, terá a participação, para além do Coral anfitrião, do Grupo Coral da Portela.
Relembramos que foi em Janeiro de 1987, que o Coral de S. Domingos começou a dar os primeiros passos. Mais de vinte anos depois, são largas as centenas de concertos e actuações desta instituição Montemorense, tendo convivido com dezenas de coros, muitas centenas de coralistas, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Bombeiros organizam noite de fados

Com o objectivo de angariar fundos para as obras de ampliação do seu quartel, a Associação dos Bombeiros voluntários de Montemor-o-Novo, vai levar a cabo a II Noite de Fados no próximo dia 10 de Abril, pelas 20h30, no bairro da Courela da Pedreira" (rua das oficinas por detrás do Pingo Doce), em Montemor-o-Novo.
Perante uma ementa que se adivinha suculenta, o serão será preenchido ao som dos fadistas Carlos Macedo, Inês Villa-Lobos, José Geadas (finalista da 1.ª Gala da TVI “Uma Canção para Ti”), Ana Grilo e João Chora. Sem dúvida uma iniciativa que merece a sua atenção particular!

Com um programa cultural que se prolonga de Março a Junho, esta Primavera cultural, tem encontro marcado consigo...para Momentos únicos de Cultura!

Sem comentários: