Escavações Arqueológicas no Castelo de Montemor-o-Novo - Campanha 2010

Campanha 2010
Escavações Arqueológicas no Castelo de Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo vai, no próximo dia 5 de Julho, iniciar mais uma campanha de escavações arqueológicas no Castelo Medieval. Esta campanha terá uma duração de 8 semanas (de 5 a 30 de Julho e de 16 de Agosto a 10 de Setembro) e localizar-se-á, tal como em anos anteriores, na zona de Santa Maria da Vila – entre a Torre do Relógio e o Paço dos Alcaides.
As inscrições para a participação na campanha de escavações, em regime de voluntariado, encontram-se abertas até dois dias úteis antes do início do turno pretendido. Os turnos são os seguintes:

1.º Turno – de 5 a 16 de Julho;
2.º Turno – de 19 a 30 de Julho;
3.º Turno – de 16 a 27 de Agosto;
4.º Turno – de 30 de Agosto a 10 de Setembro;
As inscrições poderão ser feitas directamente no gabinete do Programa do Castelo (Convento da Saudação) ou na Divisão de Cultura, Desporto e Juventude no edifício da Câmara Municipal;
A idade mínima para participação é de 14 anos.

Recordamos que as primeiras escavações no Castelo de Montemor tiveram lugar durante a década de 80 e início da década de 90 e que, após inúmeras campanhas, foi encontrado um espólio rico e diversificado que desvenda um pouco do que foi a vila intra-muros.

Desta forma, a Câmara Municipal aproveita, igualmente, para convidar a população a visitar o Castelo e as escavações arqueológicas. Só desta forma podemos conhecer e valorizar a riqueza da antiga vila de Montemor.