Noite Nacional de Folclore , Montemor o Novo

21.º Ciclo da Primavera
Noite Nacional de Folclore no Parque Urbano

A 21.ª edição do Ciclo da Primavera, uma organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Juntas de Freguesia e que está a decorrer no Concelho de Montemor-o-Novo, tem este fim-de-semana (e penúltimo da iniciativa) muita música, dança e teatro em várias localidades do concelho, sempre com entradas livres!

Noite Nacional de Folclore em Montemor
Um dos destaques deste fim-de-semana, está agendado para este sábado, dia 19 de Junho e tem lugar no Campo de Futebol do Parque Urbano de Montemor-o-Novo, às 21h30. Trata-se da Noite Nacional de Folclore, organizada pelo Rancho Folclórico Etnográfico Montemorense.
Para além do Rancho anfitrião, teremos a presença do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Serzedelo (Guimarães), Grupo Folclórico da Associação Cultural Desportivo e Social da Ereira (Baixo Mondego), Rancho Folclórico e Etnográfico Vale Choupinho (Caldas da Rainha) e Grupo Folclórico Centro convívio das Abitureiras (Santarém). Relembramos que o Rancho Folclórico Etnográfico Montemorense surgiu em 1985, iniciando desde então, um trabalho importantíssimo de recolha de trajes, modas, usos e costumes do povo que lhe permite representar o Alentejo e mais propriamente o Concelho de Montemor com autenticidade.

Homenagens a Ary dos Santos em Cortiçadas e Silveiras             
Cortiçadas de Lavre e Silveiras vão homenagear o poeta Ary dos Santos, respectivamente dia 19 de Junho, pelas 21h00, no Largo da Liberdade e dia 20 de Junho, às 17h00, no Centro Cultural de Silveiras. Este é um espectáculo musical de tributo ao poeta José Carlos Ary dos Santos, revisitando as suas três vertentes musicais: os fados, as músicas do Festival da Canção e a canção de intervenção. Autor de centenas de poemas, dos quais mais de seiscentos para canções, Ary dos Santos viu e ouviu as suas palavras serem cantadas por vários intérpretes, como Amália Rodrigues, Simone de Oliveira, José Afonso, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, entre outros.

Tê de Veloso em Cabrela
Ainda no sábado, dia 19 de Junho, pelas 21h30, no Largo Dr. Pascoal Coelho, em Cabrela, pode apreciar o espectáculo “Tê de Veloso”. Trata-se de um tributo que não é uma imitação. É uma celebração, uma demonstração de respeito pela obra de dois artistas, que são um só. Porque as palavras de Carlos Tê são indissociáveis da música de Rui Veloso, e vice-versa.Tê de Veloso” é uma recriação de alguns temas que figuram na história da música portuguesa do final do século XX e do princípio do século XXI, e de outros menos conhecidos, mas não menos brilhantes. Rogério Charraz (voz e guitarra), Enzo d`Aversa (Piano e acordeão), João Roque (guitarras), Luís Pinto (baixo) e João Coelho (Bateria) celebram então Carlos Tê e Rui Veloso!

Vento Suão em Cortiçadas de Lavre
No Domingo, 20 de Junho, às 20h00, no Largo da Liberdade, em Cortiçadas de Lavre, apresenta-se o grupo de música tradicional portuguesa “Vento Suão”. Este grupo, composto pelos seguintes instrumentos: Guitarra Campaniça, Guitarra braguesa, Baixo Acústico, Banjo, Cavaquinho, Bandolim, Guitarra Acústica, Acordeão, Flautas, Precursões e vozes, recria a música tradicional tal como era tocada e cantada nos tempos dos nossos avós, transmitindo os motivos, as preocupações, angustias, as alegrias e tristezas de gente de antigamente.

Com uma programação que se prolonga até 26 de Junho, dia em que, como espectáculo de encerramento deste Ciclo da Primavera, teremos “Vai-se andando”, com José Pedro Gomes. Será o encerrar com chave de ouro desta autêntica Primavera Cultural que, anualmente, permite vivenciar …

Momentos únicos de Cultura!