Feira da Luz 2010 - Nota de Imprensa 3 - Produtos da nossa Terra

NEWSLETTER N.º3


Feira da Luz mostra produtos de Montemor

A Feira da Luz tem, ao longo do passar dos tempos, consolidado o seu crescimento, sendo hoje uma referência que extravasa os limites do concelho de Montemor-o-Novo.
De 1 a 6 de Setembro, o Parque de Exposições de Montemor volta a ser o palco principal da alegria, do divertimento, da recreação e dos encontros e reencontros entre familiares e amigos.
Nas newsletters anteriores abordámos os vários espectáculos musicais, sem dúvida para todos os gostos, desta vez vamos dar-lhe conta da área expositiva do certame, um dos seus pratos fortes.

O destaque da edição 2010 é a exposição da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, patente no Pavilhão de Exposições, intitulada “Produtos da Nossa Terra”. Aqui o pão, mel, vinhos, azeite, artesanato, carnes, doces e licores , em suma, os produtos de Montemor-o-Novo vão estar em evidência . Neste contexto haverão provas de vinhos e produtos regionais com proveniência do concelho de Montemor. Outro objectivo, para além de dar a conhecer e promover os produtos locais, é não apenas divulgar os produtos da área gastronómica, mas também o turismo rural. 



Igualmente no Pavilhão de Exposições, decorre a Exposição intitulada “mor economia”, uma mostra da actividade económica do concelho, com a presença de agentes económicos do concelho de Montemor, que ganhou tradição na Feira da Luz.

No ano em que a APORMOR comemora o seu 20.º aniversário, o seu recinto merece, como sempre, uma visita pausada e atenta. Em primeiro lugar pela excelente Exposição de Gado aí instalada (uma das melhores do país), depois, para além de diversos colóquios e palestras, destacamos a Mostra, em parceria com a Associação Nacional de Criadores do Porco Alentejano, sob o nome “Porco Alentejano, o renascer da tradição no futuro dos montados”. Ainda nesta área destaque para o 2.º Concurso Nacional de Presunto e Enchidos de Porco Preto.



Merece também realce particular o espaço do “Artesanato ao Vivo”, uma organização da Câmara Municipal e da Associação “A Ciranda” – Associação de Artesãos e Artistas Plásticos da Região de Montemor-o-Novo. Em 2010, o “Artesanato ao Vivo” surge com uma programação bastante reforçada, de onde se destacam iniciativas como “passo a passo”, que irá ensinar a construir, por exemplo, cestaria, moinhos de papel e flores de cortiça. Ainda no espaço do “Artesanato ao Vivo” haverá prova de vinhos de Montemor, uma Hora do Chá, jogos tradicionais, modelagem de balões, pinturas faciais e animação musical.

Como já é hábito, e sobretudo para os mais miúdos, um espaço de paragem obrigatória é o Espaço do Centro de Animação Sócio-Educativo “Oficina da Criança” que, nesta edição da Feira da Luz, apresenta a exposição “Viajar com as pinturas de Joaquim Rodrigo”, resultado dos trabalhos de pintura desenvolvidos pelas crianças no atelier artístico das Férias de Verão.

E, sendo a cultura uma imagem de marca da Feira, um último destaque para a realização da Feira do Livro, que continua este ano no exterior do Pavilhão de Exposições, sempre com milhares de livros a preços mais acessíveis.

Sem comentários: