Ciclo de Outono 2010 em Montemor-o-Novo - Nota de Imprensa 1


Em Montemor-o-Novo:
“Óscar e a Senhora Côr de Rosa” no arranque do Ciclo de Outono

É já este sábado, dia 9 de Outubro, que vai iniciar-se mais uma edição do Ciclo de Outono. Trata-se de um ciclo a ter lugar em Montemor-o-Novo, de Outubro a Dezembro, e que, em 2010, conjuga na sua programação música, dança e teatro.

Com entradas gratuitas, a primeira iniciativa do Ciclo de Outono, trata-se do Espectáculo de Teatro “Óscar e a Sra. Cor de Rosa”, interpretado pela actriz Lídia Franco, a ter lugar dia 9 de Outubro, no Cine-Teatro Curvo Semedo, pelas 21h00. Pretendendo comemorar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, a iniciativa é organizada pelo Centro de Saúde de Montemor-o-Novo e tem o apoio da Câmara Municipal de Montemor, que o integrou na programação do Ciclo de Outono.

“Óscar e a Senhora Côr de Rosa” é um hino à vida e ao ser humano e descreve a amizade total entre uma criança de 10 anos com leucemia e a Senhora cor-de-rosa (voluntária na área da pediatria do Hospital), que todos os dias o visita.
Durante o tempo em que a Senhora cor-de-rosa passa com Óscar, decidem fazer um jogo: "Cada dia equivale a dez anos". Deste modo o menino passa a ter a sensação de que avança no tempo e de que aproveita a vida nas suas diferentes idades. Ele morre com a sensação que tem mais de cem anos, e que viveu uma vida plena de emoções e alegrias.
Nessa "longa" vida que o menino passa a ter, ele reinventa o Mundo sob a maravilhosa cor de fantasia, desafiando a morte com um olhar divertido sobre o Universo dos adultos e das outras crianças doentes que o rodeiam no Hospital. Desta vida maravilhosa ficou o testemunho através de cartas que o menino escrevia todos os dias a Deus, em forma de diário.

“Óscar e a Senhora Côr de Rosa”
CLASSIFICAÇÃO: m/12
DURAÇÃO: 1h45min
AUTOR: Eric-Emmanuel Schmitt
TRADUÇÃO: Ivone de Moura e Lídia Franco
ENCENAÇÃO: Marcia Haufrecht
INTERPRETAÇÃO: Lídia Franco
CENOGRAFIA E ADEREÇOS: Ana Vaz
TÉCNICA VOCAL: Maria João Serrão

A próxima iniciativa do Ciclo de Outono é o Serão de Outono, que terá lugar a 16 de Outubro, às 21h00, no
Pavilhão do Parque de Exposições de Montemor-o-Novo, numa organização do Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense.

Junte-se ao Ciclo de Outono…
E tenha uma estação cheia de vida!