Final Distrital Concurso Nacional de Leitura


Teve lugar na tarde do passado sábado, dia 2 de Abril, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, e pela primeira vez, a Final Distrital do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

Tal como sucedeu em anos anteriores, e tendo em conta a importância de promover a leitura nas escolas de uma forma lúdica, o Plano Nacional de Leitura em articulação com a RTP, com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares promove, no ano lectivo de 2010 / 2011, mais uma edição do CNL. Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do 3º Ciclo do Ensino Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes destes graus de ensino.

Recordamos que o CNL decorre em três fases diferentes. A 1ª fase foi realizada nas escolas, enquanto que a 2ª fase, em termos de Distrito de Évora, teve lugar na Biblioteca de Montemor-o-Novo. A 3ª fase, que corresponde à final nacional, realiza-se em Lisboa.

Em Montemor, apresentaram-se a concurso cerca de 30 jovens, alunos do 3.º Ciclo e Secundário, um pouco de todo o Distrito de Évora. Após a prova escrita, apenas 6 alunos do 3.º Ciclo e 3 do Ensino Secundário se apuraram para a derradeira prova a prova oral. Esta prova oral decorreu em ambiente de autêntico concurso televisivo, não faltando nervosismo e alguma pitada de emoção!

Após reflexão e ponderação do júri, constituído por Elvira Barrelas (Técnica Superior de Biblioteca e Documentação da Biblioteca Municipal Almeida Faria de Montemor-o-Novo), Vítor Guita (licenciado em Filologia Românica, professor do Ensino Secundário, Animador de teatro, Professor de Literatura Portuguesa nos Estudos Gerais Universidade Sénior de Montemor-o-Novo) e Maria Manuela Rosa (Licenciada em História, professora bibliotecária na escola E.B. 2,3 de São João de Deus em Montemor-o-Novo), os vencedores, isto é, os concorrentes apurados para a fase final foram os seguintes:

Ensino Secundário
1º - Sara Torres Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro Vila Viçosa
2º - Zang Shanshan Escola Secundária de Montemor-o-Novo
3º (suplente) Filipe Marques Escola Secundária de Vendas Novas

3º Ciclo
1º - Cláudia Bom dos Santos Escola Básica André de Resende Évora
2º - Sofia Mósca Escola Básica de Santa Clara Évora
3º (suplente) - Bárbara Raquel Dias Advinha Escola Básica D. João de Portel

Presentes nesta Final Distrital de Évora estiveram João Marques (Vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo) e Vera Oliveira (representante da DGLB) que, tal como o Júri, deixaram palavras de incentivo aos alunos, enaltecendo a importância da leitura, dos livros e destas iniciativas.

Ao final da tarde foram entregues os prémios aos concorrentes apurados em cada categoria (3º Ciclo e Secundário), tendo sido entregues a estes alunos e suas escolas um certificado com a respectiva classificação. Todos os alunos e escolas concorrentes receberam um certificado de participação.

Merece também realce que, entre as duas provas, houve espaço para os alunos se puderem divertir um pouco com o actor e contador de histórias Carlos Marques e alguns elementos da Associação Theatron.

Todos os presentes elogiaram a excelente organização desta Fase do CNL em Montemor-o-Novo, facto que deixa a autarquia Montemorense satisfeita.