Fórum Económico de Montemor-o-Novo - 1º Ciclo do conhecimento

Fórum Económico de Montemor-o-Novo
1º Ciclo do Conhecimento”

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo irá lançar, em 2011, o Fórum Económico do Concelho de Montemor-o-Novo, uma Rede de agentes locais e regionais, de cariz público e privado, que permitirá conceber e implementar um programa de actividades destinado a aproximar os agentes e o Município, bem como a dinamizar o tecido económico do concelho.

O Fórum será implementado através de Ciclos do Conhecimento, sessões de trabalho em que os participantes, divididos em grupos temáticos, identificam e diagnosticam problemas e dificuldades, definem estratégias de intervenção e planos de trabalho comuns para dar resposta aos constrangimentos identificados e apontar áreas de intervenção a desenvolver e/ou consolidar. Pretende-se com os Ciclos do Conhecimento promover além da aproximação entre os agentes, o município e outras entidades públicas, também entre estes e as instituições de conhecimento e de saber da região Alentejo, numa óptica de aumento da competitividade e dinamização económica do território, originando uma Rede multidisciplinar que permitirá, através da partilha, fomentar e dinamizar a economia concelhia / regional.

Ao longo de 2011, realizar-se-ão cinco Ciclos do Conhecimento, numa lógica de continuidade, em que o primeiro Ciclo tem por objectivo enquadrar o Fórum Económico e lançar a actividade dos grupos temáticos que se centrarão em três temáticas-chave: Agro-alimentar, Cultura e Turismo, Inovação e TIC. O último Ciclo constituir-se-á como o marco para o lançamento formal do Fórum Económico do Concelho de Montemor-o-Novo.
                                                          
Neste contexto, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo vem pela presente convida os seus munícipes a fazer parte integrante do Fórum Económico do Concelho de Montemor-o-Novo e a participar no primeiro Ciclo do Conhecimento, que terá lugar no próximo dia 15 de Abril, pelas 10h00, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Para participar no Ciclo do Conhecimento, obtenha mais informações junto da DPDE - Divisão de Planeamento e Desenvolvimento Económico, através dos seguintes contactos: telf.: 266898133; e-mail: brusso(at)cm-montemornovo.pt. As inscrições decorrem até ao dia 8 de Abril de 2011.

O seu envolvimento no Fórum Económico é fundamental.
Contamos com a sua presença.

Programa 1° Ciclo

Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria
10h00
Recepção aos participantes
10h30
Sessão de Abertura
  • Presidente Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá
  • Director Geral da ADRAL, Luís Cavaco
11h00
Mesa Redonda “Principais sectores de actividade para o desenvolvimento económico do concelho”
Moderador: Dr. António Oliveira das Neves
       - Ana Soeiro (Associação Qualifica)
       - Prof. Maria do Rosário Borges (Universidade de Évora, Curso de Turismo)
       - Prof. Paulo Neto (Universidade de Évora, Departamento de Economia) – a confirmar
12h00
Enquadramento dos Ciclos do Conhecimento
12h30
Pausa para almoço
14h00
Constituição dos Ciclos do Conhecimento e início dos Grupos de Trabalho Paralelos – Realização de pré-diagnóstico de necessidades:
  • Agro – Alimentar
  • Inovação e TIC
  • Cultura e Turismo
16h00
Encerramento dos Grupos de Trabalho
Pausa para café
16h30
Apresentação das conclusões por parte de cada Grupo de Trabalho e debate
  • Moderadores dos Grupos de Trabalho
17h30
Encerramento dos trabalhos
  • Presidente Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá
  • Director Geral da ADRAL, Luís Cavaco

Sem comentários: