Balanço 8.ª Feira do Pão e Doçaria 2011

clique para ampliar

Realizou-se nos dias 6, 7 e 8 de Maio de 2011 a 8ª Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo. Este ano o certame contou com a participação de 22 expositores, de Montemor-o-Novo, mas também de Tentúgal, Arraiolos, Vidigueira, Estremoz, Reguengos de Monsaraz, Alcobaça, Aveiro, Alcácer do Sal, Viana do Alentejo, Alcáçovas, Torres Novas, Borba, Odivelas e Caldas da Rainha. Ao nível dos visitantes o número não decresceu, mantendo-se os números de anos anteriores.

Integrado nas Jornadas Luso-Cubanas, esteve também presente na feira, o Município de Baracoa, com exposição e venda de artesanato cubano.

No sábado, dia 7, realizou-se o Concurso de Doçaria Conventual onde estiveram a concurso 15 doces. Depois das provas foi atribuída a seguinte classificação: 
1º Prémio Carriços Pastelaria São Doces (Alcácer do Sal)
2º Prémio Bolo Real das Alcáçovas Pastelaria Sabores da Avó (Alcáçovas)
3º Prémio Bolo de Sto Agostinho Snack-Bar O Lopes (Alcáçovas)

Estiveram também patentes duas exposições, uma sobre “As especiarias na doçaria” e a outra sobre Pintadeiras de Pão (Séc.XVI-XVII).

A animação Musical esteve a cargo do Grupo de Música Popular “Os Rastolhice”, Grupo de Música Popular “Trigo Roxo”, o Sexteto Cubano “Maravilha Yunqueña” (Integrado nas Jornadas Luso-Cubanas) e o Grupo “Beira Serra” de Almodôvar.

Para além do Pão e da Doçaria, da animação musical e das exposições, os visitantes da feira tiveram a possibilidade de ganhar excelentes ofertas, concretizadas através de “vouchers” em alojamento, restauração e produtos do concelho de Montemor-o-Novo.