Águas Abertas na Barragem dos Minutos - classificações 2011


Barragem dos Minutos recebeu 4.ª edição de Águas Abertas

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo realizou, na manhã do passado sábado, 4 de Junho, e integrada no plano de actividades da Escola de Natação do Município, a 4.ª edição da prova de Águas Abertas na Barragem dos Minutos. A prova, que foi dividida em dois percursos – 400 e 1500 metros – incluiu uma prova de promoção de 400 metros, uma prova de 1500 metros e uma prova de estafetas 4x300 metros (sem atribuição de prémios).

A iniciativa contou com o apoio da Associação de Natação do Alentejo, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e Arraiolos, da Coral – Associação de Nadadores-Salvadores de Reguengos de Monsaraz, da Guarda Nacional Republicana e da Refrige, SA.

Numa manhã bastante agradável, e com a presença de algum público, esta edição da prova de Águas Abertas, registou 180 participantes, obtendo o maior número de nadadores de sempre da iniciativa e, com isso, alcançando um balanço bastante positivo. Em termos de clubes, a 4.ª edição da Prova de Água Abertas, contou com a presença (também a maior de sempre) de 27 clubes/escolas: Escola de Natação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Escola de Natação da Câmara Municipal de Arraiolos, Clube de Campismo Luz e Vida (Seixal), Clube de Natação do Cartaxo, Associação de nadadores dos Estoris (Estoril), Sport Algés e Dafundo (Lisboa), Escola de Natação José Sardinha JOMA / Projecto Super atleta (Reguengos), CCD Estrelas de São João de Brito (Lisboa), PIMPÕES - Sociedade de Instrução e Recreio (Caldas da Rainha), Naval Setubalense (Setúbal), Colégio Natação Vasco da Gama (Lisboa), Portinado (Portimão), Clube Natação de Jerez (Espanha), Clube de Natação Litoral Alentejano (Sines), Atlético Clube de Montemor-o-Novo, SCALABISPORT (Santarém), Colégio Integrado de Montemaior (Montemor - Odivelas), Clube de Natação de Torres Novas, Sport Algés Dafundo (Lisboa), Búzios (Coruche), Aminata Clube de Natação de Évora, Escola de Natação de Mora, Futebol Clube de Alverca, Clube Triatlo de Almada, Grandôla Sport Club, Clube Desportivo de Campinho (Albergaria a Velha) e Kainagua (Évora).

Na classificação geral da prova de 1500 metros (Federados), em femininos, a ainda júnior Ana Isabel Neves (Pimpões) classificou-se em 1.º lugar (20m.15s), em 2.º lugar (com um tempo de 20m.29) ficou Júlia Lopes (SCALABISPORT) e na 3.º posição (21m.33s) classificou-se Maria Clara Marques (Clube de Natação Litoral Alentejano). Ainda em femininos, mas em termos de classificação geral da prova de 1500 metros (Não Federados), Inês Garcia (Sénior), fez o melhor tempo, completando a prova na 1.ª posição com 23m.54s, em 2.º lugar chegou Patrícia Martins (Júnior) com 26m.09s e, na 3.ª posição, chegou Catarina Possidónio (Juvenil) com 27m.50s, todas nadadoras do Estrelas de São João de Brito.

Em masculinos, na classificação geral da prova de 1500 metros (Federados), os três melhores tempos foram alcançados por: Alexandre Pinheiro (Junior) do Clube de Campismo Luz e Vida (19m.28s), Miguel Arrobas (Master CD) da Associação de Nadores dos Estoris (19m.34s) e Carlos Eduardo (Júnior) do Clube de Campismo Luz e Vida (19m.35s). Também em masculinos, mas no que diz respeito à classificação geral da prova de 1500 metros (Não Federados), destaque para as melhores prestações de Bruno Ruas (Sénior) do Colégio Integrado de Montemaior (22m.22s), Daniel Candeias (Sénior) do Clube de Campismo Luz e Vida (24m.24s) e Rui Ramos (Master CD), nadador que participou a título individual (24m.28s).

Na classificação individual foram atribuídas medalhas aos três primeiros classificados para a prova de 1.500 metros, por escalão e sexo, federados e não federados, tendo todos os participantes recebido, como prémio de participação uma touca e uma t-shirt. Em termos colectivos houve lembranças às equipas que inscreverem mais 15 nadadores. Novidade em 2011 foi o Prémio Veterano, alcançado por Alexandre Azevedo de 66 anos (Sport Algés Dafundo) e Maria Gabriel Barroca (individual) de 48 anos, que receberam ambos uma lembrança por serem os participantes mais velhos da prova.