Um Olhar em frente Em busca de um futuro diferente!


A Feira da Luz é hoje um evento de cariz regional que projecta Montemor e atrai a atenção crescente fora do concelho e mesmo do Alentejo.

 Estando firmada no íntimo de cada Montemorense, a Feira da Luz suscita sempre um sentimento de saudade após o seu término, numa sensação que perdura até à próxima edição! Passamos nas ruas de Montemor e, com o aproximar da data da sua realização, há sempre grande expectativa e entusiasmo por saber qual será o programa da Feira, que novidades existirão.

Filhos da Terra, residentes ou cuja vida foi ao encontro de outras paragens, anseiam por este evento maior do nosso Concelho. É tempo de recordar memórias passadas de juventude, de partilha entre amigos e familiares, encontros e reencontros, enfim é tempo de festa e alegria! Mas também são muitos, incontáveis mesmo, os forasteiros que planeiam anualmente a sua vinda a Montemor, não dispensando a sua presença na Feira da Luz.

Olhar distinto, contraste imenso com o sorriso fruto da Festa, é aquele que povoa a maioria da população. Um olhar feito de preocupação, de incerteza, de medo mesmo. O passado recente vincou a injustiça social e as dificuldades agudizaram-se, enquanto que o presente e o futuro próximo não auguram melhorias, ou seja, outras políticas. Pelo contrário, os trabalhadores sentem na pele as contrariedades de que não têm culpa, isto é, para além de não ser uma inevitabilidade as medidas de austeridade (de suposto combate à crise) estas vêem ainda provocar maiores e mais difíceis dificuldades ao povo. Aqui por Montemor-o-Novo, cidade Levantada do Chão, terra de homens e mulheres que nunca viraram costas à luta, e a história assim o comprova, apesar do desalento de muitos, dizemos que há futuro e que esse futuro pode ser diferente!

Por seis dias, quebremos as mágoas da rotina, e desfrutemos em pleno a Feira da Luz.

Ano após ano, a Feira da Luz tem atingido patamares de qualidade que nos permitem, com orgulho vincado, perceber que a Nossa Feira tem crescido e evoluído, tendo actualmente um impacto que extravasa os limites do concelho.

Com um programa vasto e diverso, onde não faltam exposições, desporto, o espaço artesanato, a exposição de gado, a feira tradicional, as tasquinhas, a brincafeira, o espaço da Oficina da Criança (que cumpre em 2011 30 anos de existência) e a feira do livro, a Feira da Luz/Expomor tem nos seus espectáculos musicais a sua imagem de marca. Sempre com entradas gratuitas, de 31 de Agosto a 5 de Setembro, as noites têm nos dois palcos do certame, propostas musicais imperdíveis. De igual modo
destacamos a festa brava com a novilhada e a tradicional e prestigiada corrida de touros, e as largadas (que regressam) dos Bombeiros Voluntários.

No recinto da Feira as propostas são muitas e procuram responder a diferentes gostos, de miúdos e graúdos.

Bem-vindo à Feira da Luz/Expomor 2011, parta à descoberta de cada recanto do evento, sinónimo de bons momentos e vivências diversas e positivas!

Montemor agradece a sua presença!

Fonte : Municipio de Montemor o Novo

Sem comentários: