notícia balanço Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo

9ª Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo
Durante três dias Montemor-o-Novo foi a cidade mais doce do Alentejo. Foi no Pavilhão de Exposições da cidade, que se realizou nos dias 4, 5 e 6 de maio, a 9ª Feira do Pão e
Doçaria de Montemor-o-Novo.
Esta edição contou com a participação de 17 expositores de Montemor-o-Novo, mas também de Alcobaça, Borba, Caldas da Rainha, Mafra, Torres Novas, Odivelas, Reguengos de Monsaraz, Aveiro, Arraiolos e Aldeias de Montoito. Estiveram também presentes a Associação de Artesãos “A Ciranda” e a Casa João Cidade, com mostra de artesanato e antiguidades.

Com uma forte e entusiasmada participação por parte dos mais novos, a presença do camião lúdico-pedagógico do Museu do Pão de Seia, onde as crianças podiam aprender a história do Ciclo do Pão e ainda realizar trabalhos em massa de pão, foi um sucesso.

Num programa a saborear sem pressas, houve ainda tempo para apreciar duas exposições cedidas pelo Museu do Pão de Seia: “Ciclo do Milho” e “Bustos dos Presidentes da República em massa de pão”.

No sábado, dia 5, realizou-se o Concurso de Doçaria Conventual onde estiveram 8 doces a concurso. Do júri fizeram parte Cândida Vacas de Carvalho (em representação da Confraria Gastronómica do Alentejo),
Joaquim Almeida (Restaurante D. Joaquim de Évora) e Fernanda Batista (Presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo).
Depois das provas foi atribuída a seguinte classificação:
1º Prémio Queijadas de Requeijão Umbelina Maria Cinzas
- Montemor-o-Novo
2º Prémio Fritos Regionais da Minha Terra Nelson Ratado
- Rio de Moinhos - Borba
3º Prémio Bolo Rançoso Paula Cristina Rosa S. Pedro do
- Corval - Reguengos de Monsaraz

Em termos de animação musical, registaram-se momentos de grande cumplicidade e folia. A animação
musical esteve a cargo, na sexta-feira, do grupo “Bandladesh”, no sábado do grupo “Da concertina ao
acordeão” e, no domingo, dos “Trovadores de Redondo”.

Sem comentários: