Notícia e fotos Feira do Pão e Doçaria - 2013

10ª Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo


Realizou-se nos dias 3, 4 e 5 de maio a 10ª Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo, que este ano contou com um espaço renovado e algumas novidades. Estiveram presentes 36 expositores, alguns de Montemor-o-Novo, mas também de Borba, Viana do Alentejo, Vidigueira, Alcobaça, Odivelas, Benavente, Alcáçovas, Estremoz, Santiago do Cacém, Alcácer do Sal, Torres Novas, Mafra, Arraiolos, Caldas da Rainha, Aldeias de Montoito, Reguengos de Monsaraz, Aveiro, Lisboa e Elvas.

Uma das novidades foi a criação de um espaço “O Pão de Montemor” onde se vendeu e divulgou o pão do concelho das padarias aderentes.

Estiveram também presentes algumas associações locais.

Para além do Pão e Doçaria, foi também possível fazer uma incursão pelos sabores da gastronomia local nos restaurantes presentes na feira que apresentaram pratos elaborados à

Durante o dia de sexta-feira as crianças dos jardins-de-infância do concelho tiveram oportunidade de realizar um workshop de Pão Tradicional, assistir a uma peça de teatro com a companhia DracalinDracalon e visitar a exposição “Usos e Costumes à volta do Pão”, assistindo a um filme de animação sobre o Ciclo do Pão, do Museu do Pão de Seia.

No sábado, dia 4, durante a manhã realizou-se o Dia Tranquilo “Percurso do Levantado do Chão” e, durante a tarde efetuou-se o Concurso de Doçaria Conventual onde estiveram 18 doces a concurso. Do júri fizeram parte os seguintes elementos: Maria Ana Costa e Francisco Sabino, em representação da Confraria Gastronómica do Alentejo, e Fernanda Batista da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo. Depois das provas foi atribuída a seguinte classificação:

1º PRÉMIO – Toucinho do Céu – João Pires – Reguengos de Monsaraz

2º PRÉMIO – Toucinho dos Duques – Célia Nabo – Montemor-o-Novo

3º PRÉMIO – Bolo do Paraíso – Sílvia Trancos – Montemor-o-Novo

No domingo, pelas 16h30, realizou-se o Workshop “Escolha consciente de Pão e Doçaria”, pela
Dra. Cecília Soares (nutricionista), da USF Alcaides de Montemor-o-Novo.

Esteve também patente uma exposição “Usos e costumes à volta do pão”, com peças cedidas pelo Grupo dos Amigos de Montemor e Rancho Fazendeiros de Montemor-o-Novo. Na feira também foi possível encontrar diversos produtos locais bem como uma mostra de artesanato e velharias.

A animação Musical esteve a cargo, na sexta feira do Grupo Ribatejano, no sábado do grupo Grupo de Cavaquinhos de Arpia e no domingo das Vozes do Imaginário