Montemor e a Feira da Luz/Expomor 2015 esperam por si!



Feira de tradições, espaço de encontros,de música, exposições, gastronomia,movimento associativo e atividades económicas.

De 2 a 7 de Setembro, Montemor-o-Novo realiza uma vez mais a Feira da Luz/Expomor, evento de natureza económica, cultural, social e grande montra da atividade económica de nível local, regional e mesmo nacional.
A Feira da Luz/Expomor é cada vez mais um importante espaço de divulgação e promoção da atividade económica do concelho e da região, propiciando oportunidades únicas para a troca de contatos e futura realização de negócios, mas também ponto de encontro de montemorenses e inúmeros visitantes.
Espaço privilegiado para a realização da Feira, o Parque de Exposições Municipal e o Parque de Leilões de Gado, acolhem nestes espaços, desde 1997, esta iniciativa, contribuindo de forma decisiva para o crescente sucesso da Feira.
Com caraterísticas únicas a nível regional, o Parque de Exposições Municipal e o Parque de Leilões de Gado reúnem condições ótimas para que expositores, feirantes e visitantes, vejam cumpridas as suas expectativas e contribuem na construção de uma imagem de cidade e concelho modernos e virados para o futuro. A par do crescente número de expositores e entidades institucionais de caráter económico, salienta-se a exposição de gado de grande qualidade, patente no Parque de Leilões de Gado.
Durante os seis dias do certame, poderá desfrutar e visitar os vários espaços do recinto.

No recinto da APORMOR, Associação que em 2015 comemora os seus 25 anos, há exposição e concursos de gado, colóquios e iniciativas ligadas ao setor agrícola e agropecuário.

Na área económica, para além dos expositores, temos um novo espaço: O Espaço Inovação, promovido em parceria com o NERE- Núcleo Empresarial da Região de Évora. De 2 a 7 de Setembro irão estar presentes um conjunto largo de expositores entre, empresas, centros de investigação e empreendedores que darão o seu testemunho e apresentarão os seus produtos e serviços. Toda a informação estará disponível em www.espacoinovacao.pt. Vão estar presentes 29 empresas, sendo que 6 são do concelho de Montemor: Luena Gouveia (CAME), Naturbosque, Herdade do Carvalhoso, Monte Selvagem, Courela da Ponte Velha e Alma Verde (CAME).
Este espaço pretende demonstrar que o Alentejo tem inovação e que é possível inovar em Micro e pequenas empresas. Através da plataforma on-line poderá marcar reuniões com os expositores presentes ou inscrever-se para as iniciativas previstas para este espaço.
Haverá igualmente um espaço de apoio a empresas e empreendedores, com esclarecimentos individuais sobre os apoios e incentivos disponíveis à inovação e qualificação em PME.
Nos dias 3, 4 e 7 haverão workshops temáticos de acordo com o seguinte programa: 03/09 – Empreender: Ideias e Negócios; 04/09 – Speeding Date: Encontros empresariais e transferência de conhecimento; 07/09 – Pitch Market (informação sobre ofertas de emprego e inovação nas empresas).

Vamos ter ainda a Feira Tradicional, com o espaço de feirantes, de divertimentos, restaurantes, tasquinhas, mas também os módulos de empresas e associações (com um total de 93 módulos). A área descoberta terá ainda a Exposição automóvel (925m²) e Espaços de bebidas.

No Pavilhão de Exposições, vamos ter uma exposição sobre o desporto no concelho, denominada “100 Anos do Desporto no Concelho” - durante os dias da Feira.
O desporto, como uma das principais áreas de desenvolvimento no concelho de Montemor-o-Novo, é o tema da exposição, e pretende mostrar a história do desporto no concelho, com especial incidência a partir de 1974, dando a cada clube/associação, modalidade e infraestrutura, o devido destaque. Mais do que uma exposição, pretende-se uma história do desporto em Montemor, onde as personagens são os nossos filhos, os nossos avôs, os nossos pais, as nossas raízes.

As freguesias do concelho, tal como tem sido habitual, terão o seu espaço de representação institucional.

O desporto e animação são hoje um dos pilares da Feira da Luz, havendo modalidades e atividades desportivas para miúdos e graúdos, tal como para todos os gostos. Contamos em 2015 com as seguintes iniciativas e espaços:
- Espaço de animação com equipamentos insufláveis e parede de escalada, com slide e rapel, durante os dias da feira.
- Espaço de Divulgação e Atividades de Promoção da Corrida “Run Castle”, Organizado pelo Atlético Clube de Montemor-o-Novo, durante os dias da feira.
- Organizado pelo Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo, Passeio Noturno de BTT no dia 4 de Setembro, às 21h00, e no dia 6, o “22º Passeio de Cicloturismo”, às 9h00, com um percurso entre Montemor-o-Novo e Cabrela.
- O Centro Hípico D. Duarte promove nos dias 5 e 6 de Setembro, a partir das 10h00, o XVII Concurso Hípico – Concurso de Saltos Nacional - C, com Homenagem ao Cavaleiro Internacional Montemorense, Manuel Malta da Costa. O Concurso visa, promover e divulgar a modalidade, sensibilizando potenciais praticantes, contribuindo para a promoção do Concelho de Montemor-o-Novo a nível regional e nacional.
- Na segunda-feira, dia 7 de setembro, a partir das 15h30, realiza-se nas Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo, o tradicional Festival de Natação. O festival destina-se a nadadores de entidades convidadas e tem como objetivo, para além da promoção da modalidade, o convívio entre nadadores e encerramento das atividades de natação do programa de verão, dinamizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

A Feira da Luz / Expomor tem a cultura como imagem de marca. Contudo, são os concertos que mais se destacam neste certame. Vão ser 6 dias com propostas musicais imperdíveis, onde pontua a qualidade e a diversidade.


Dos espetáculos, a ter lugar todas as noites no palco principal, destacamos o concerto “DUNAS BANDAS”, com GNR e Banda da Sociedade Carlista, no Domingo.
Já no Palco 2, onde terminam as noites em termos musicais, teremos uma programação bastante diversificada, que vai desde a música eletrónica, aos ritmos balcânicos, passando pelos blues, pelo RAP e pelo indie Rock. Especial destaque para a quinta feira, onde irão atuar dois grupos de jovens locais, os The Groove e os Pura Mob Keys. O Palco 2, que se situa junto ao espaço Tasquinhas (em 2015 com 12 tasquinhas) permite-lhe associar a gastronomia com o convívio e, simultaneamente, assistir aos concertos deste palco.

Mas a animação cultural contempla ainda a apresentação de diversos espetáculos  de marionetas (Projeto Marionetas Vão à Feira).

No espaço do Centro de Animação Sócio-Educativo “Oficina da Criança”, debaixo do toldo do Palco Principal, teremos a Exposição “Viver o Montado”, com trabalhos desenvolvidos com as escolas e jardins-de-infância do concelho e a Brincafeira.

A não esquecer a realização da Feira do Livro e a possibilidade de, durante todo o período da Feira da Luz, a viagem até e para a Feira ser feita através dos Comboios Turísticos e Autocarro Panorâmico.

Salientamos ainda o Espaço Artesanato, dinamizado pela Associação A Ciranda, que conta com 20 artesãos participantes, entre associados e convidados, e uma programação que inclui workshops e música.

Referência importante merece a Liga dos Pequenos e Médios Agricultores, representada por 7 agricultores, que estarão presentes na tenda dos pequenos agricultores.

Presença habitual no programa da Feira da Luz, é o Concurso de Mel, que já vai na sua 17.ª edição. Esta é uma iniciativa da Montemormel (Associação de Apicultores do concelho de Montemor-o-Novo), da Câmara Municipal de Montemor-o-novo, com o apoio da União de freguesias de Nª Sª da Vila, Nª Sº do Bispo e Silveiras e Crédito Agrícola. Neste âmbito também decorrerá um colóquio sobre apicultura, no sábado, dia 5 de agosto, às 15h00, no auditório da União de Freguesias, no Largo Banha de Andrade, que terminará com a entrega de prémios do concurso de mel.

A Feira da Luz termina com um espetáculo de Fogo-de-artifício, à meia-noite do dia 7 de Setembro de 2015.

A Feira da Luz diferencia-se pela sua abertura a todos os públicos. Se por um lado se programam atividades que vão ao encontro de diferentes faixas etárias, interesses culturais, gostos e caraterísticas da nossa região em geral e do concelho em particular, por outro, abrem-se as portas a todos os que queiram prestigiar a Feira com a sua presença. Numa época de tantas e tão grandes restrições que todos somos obrigados a fazer, a Feira da Luz continua, de forma gratuita, a disponibilizar espetáculos musicais, atividades culturais, desportivas, recreativas, iniciativas diárias para crianças, concursos e worshops, e muita animação durante seis dias.
A arte de bem receber é reforçada, desde há alguns anos, com a disponibilização gratuita de comboios turísticos e autocarro panorâmico que percorrem e animam a cidade durante os dias da feira.

Referência importante em toda a região, a Feira da Luz reflete a dinâmica económica, cultural e social, revelando-se assim como a imagem de marca do concelho, tendo por isso conseguido o reconhecimento e a preferência de milhares de visitantes.

Montemor e a Feira da Luz/Expomor 2015 esperam por si!


Sem comentários: