Balanço de Época Desportiva da Piscina Coberta Municipal

Piscinas Cobertas de Montemor-o-Novo:

Primeira época Desportiva com nota Excelente


balanço da primeira época desportiva da Piscina Coberta Municipal é bastante positivo. O equipamento teve, em termos médios, 750 alunos na Escola de Natação e cerca de 150 utentes inscritos na modalidade de utilização livre, a que acrescem as 6000 presenças no que diz respeito a cedências às Escolas, Jardins-de-Infância e Instituições de Solidariedade Social do Concelho.

A Escola de Natação funciona com 7 técnicos de natação e todas as aulas previstas foram leccionadas. A articulação entre as várias classes de Natação está em pleno funcionamento, uma vez que são feitas avaliações técnicas e respectivas passagens de nível de 3 em 3 meses. A evolução dos nadadores da escola tem sido notória, pois existem alunos que há um ano atrás estavam na classe de Adaptação ao Meio Aquático e, neste momento, estão a aperfeiçoar as 4 técnicas de nado, viragens e partidas.

O plano anual de actividades proposto e implementado para esta época desportiva envolve formações dos técnicos e uma actividade mensal para os alunos da Escola de Natação, de modo a abranger todas as classes e níveis de Natação e Actividades Aquáticas.

As actividades têm sido um sucesso, pois o número de alunos participantes tem sido bastante bom, as bancadas têm estado cheias e a qualidade das prestações tem sido bastante boas. Assim, foram realizadas as seguintes actividades na Piscina Coberta:

  • Afixação mensal de tempos e do Nadador do mês;

  • Participação na prova de Águas Abertas em Sesimbra (Outubro de 2007);

  • Festival de Inverno – 1ª Braçada (Novembro de 20007) – provas curtas de Natação Pura e de Adaptação ao Meio Aquático;

  • Festa de Natal (Dezembro de 2007) – jogos aquáticos;

  • Mega Hidro (Janeiro de 2008) – aula de Hidroginástica para os utentes da Escola de Natação;

  • Exposição de fotografia da época anterior;

  • Prova de Triatlo – dinamizado pela Escola Secundária de Montemor-o-Novo;

  • Populações Especiais (Fevereiro de 2008) – actividade realizada para as entidades convidadas: Cercimor, 29 de Abril, Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, Abrigo dos Velho Trabalhadores;

  • Curso de Nadador-Salvador (Março de 2008);

  • Festival do Nadador Completo (Março de 2008);

  • Convívio de sincronizada, mini-polo e saltos para a água (Abril 2008);

  • Campeonatos de Natação de Desporto Escolar (Maio de 2008);

  • Aula de Natação - Apoio ao 1º Ciclo (durante a época toda);

  • Cedências à Cercimor, Associação 29 de Abril, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Escola Básica S. João de Deus e Escola Secundária de Montemor-o-Novo (aulas de Educação Física e Desporto Escolar);

  • Estudo da Qualidade dos Serviços Prestados (a decorrer).

Até ao final da época, faltam dinamizar as seguintes actividades:

  • Prova de Águas Abertas na Barragem dos Minutos (22 de Junho de 2008);

  • Festa e Festival de Encerramento (28 de Junho de 2008);

  • Maratona de Natação – Jogos do Município (28 de Junho de 2008);

  • Visita a um Complexo Desportivo de Alto Rendimento (Julho de 2008).

A articulação entre a Piscina Coberta e Piscina Recreativa permite uma ligação estreita e consolidada em vários aspectos: níveis de aprendizagem, conteúdos leccionados, transições de nível, linha pedagógica orientadora, modo de funcionamento da equipa técnica.

Existem já muitas entidades a trabalhar com a Piscina Coberta de Montemor-o-Novo, tais como: Associação 29 de Abril, Cercimor, Abrigo dos Velhos Trabalhadores, Santa Casa da Misericórdia, Escolas (desde o 1º ciclo ao Ensino Secundário) e Jardins de Infância, Universidade de Évora, Associação de Natação do Sul, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Instituto de Socorros a Náufragos.

Em termos de documentação produzida pela equipa técnica destacamos os seguintes: macrociclo anual para cada turma, planos de aula, projecto da Escola de Natação e plano de trabalho geral, estudo da qualidade dos serviços prestados, colocação em funcionamento do touchscreen, afixação de tops mensais e de nadadores do mês e 150 planos de aula para os alunos de Manutenção Livre (com 3 níveis de dificuldade e progressão).

A equipa da Piscina Coberta conseguiu, em um ano, sensibilizar e educar os utentes a ter alguns cuidados e hábitos de higiene em relação à utilização do plano de água e da instalação. Neste momento, os utentes trazem o equipamento adequado, tomam o duche antes de entrar no plano de água e utilizam o calçado adequado. É claro que ao longo de um ano tem existido muitas peripécias e situações inesperadas, mas que têm sido resolvidas com cuidado e de uma forma individualizada.


Publicação autorizada pelo
Serviço de Relações Públicas e Comunicação
Câmara Municipal de Montemor-o-Novo .