Montemor-o-Novo Comemoracoes do 35.º Aniversario do 25 de Abril

Montemor-o-Novo
comemora 35 anos de Abril


As comemorações do 35.ª Aniversário do 25 de Abril em Montemor-o-Novo, irão ter uma programação vasta que inclui teatro, música e desporto.

O Dia da Liberdade começa a ser comemorado no dia 24 de Abril, pelas 22h00, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, com a peça de teatro “O Incorruptível”, pela Companhia Teatro Ágil. Esta peça é uma sátira sobre o mundo contemporâneo através de um personagem único: um político que quer ser corrupto e que tem a infelicidade de ninguém o convidar para esses altíssimos negócios, assim se transformando – contra sua vontade e sofrendo o desprezo de familiares, amigos e correligionários – num incorruptível! No fim do espectáculo, o público é convidado a participar na salvação do infeliz incorruptível, transformado em Santo Padroeiro dos Corruptos, cantando o hino “Viva a Corrupção!”. Falar hoje de corrupção e de corruptos, tornou-se uma banalidade. Como responder a esta tragédia Universal, consequência de um sistema social errado e criminoso, acarinhado por milhares de políticos, financeiros, economistas e por uma justiça verdadeiro antro de corrupção? O TEATRO tem sempre uma resposta possível: a utilização do humor, o caminho mais eficaz para desmascarar enganos e hipocrisias.

Ainda no dia 24 de Abril, a noite irá terminar, pelas 23h30, com uma Arruada pelas ruas da Cidade, com início no Lg.º de S. João de Deus, junto à Biblioteca Municipal.

Na manhã do dia 25 de Abril, após o Hastear das Bandeiras no Lg.º dos Paços do Concelho, pelas 10h00, realiza-se a 29.ª Estafeta da Liberdade, com partida a ser efectuada na freguesia de Lavre. Esta é uma prova que anima as estradas do concelho de Montemor desde 1981. Com meta instalada no Parque Urbano, a prova une centenas de atletas das diferentes equipas representativas das várias freguesias. A manhã termina com uma Exibição de Pára-quedismo, prevista para as

Momento marcante da programação será a Homenagem ao escritor José Saramago, agendada para as 15h00, no Salão Nobre do Cine-Teatro Curvo Semedo. Infelizmente, por motivos de saúde do Prémio Nobel da Literatura, esta iniciativa aguarda confirmação.

Em termos musicais, em 2009, existem duas propostas para públicos distintos, ambas imperdíveis e de entrada livre. A partir das 17h00, tem lugar no Cine-Teatro Curvo Semedo, o Espectáculo “Montemor a Cantar Abril”, com alguns artistas de Montemor e produção de Samuel.
Para as 21h30, o espaço do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, será o palco para o Concerto Jovem com Rita Red Shoes.


Em 2009 Montemor-o-Novo
convida-o a Comemorar os 35 anos Abril!