Oficinas Experimentais 2009/2010: Oficina de Sonoscultura

OFICINA DE SONOSCULTURA:
Captação e instalação de dispositivos de reprodução e produção
Joaquim Pinto / Nuno Leonel
Data: 23 a 28 de Setembro 2009
Local: Oficinas do Convento



OBJECTIVOS

Informar e treinar os participantes na arte e técnica da gravação e reprodução de som autónomo, de forma a que os conhecimentos e aptidões adquiridas lhes permitam realizar gravações de melhor qualidade para os seus projectos. O workshop proporcionará treino prático na operação dos equipamentos, com exercícios que permitirão a familiarização com os métodos de trabalho associados. Complementarmente, serão dadas informações específicas sobre as profissões ligadas à captação de som autónomo. No espaço do workshop, os participantes desenvolverão projectos específicos, assegurando a sua captação, montagem e a organização dos dispositivos de reprodução. Dado o carácter aberto da formação, os projectos podem ser de cariz musical, de organização de paisagens sonoras, ou mesmo incluírem componentes áudio visuais. Ao contrário das tendências actuais na gravação de música “pop” e “electrónica”, em que os instrumentos são captados de forma simples ou gerados directamente por métodos electrónicos e posteriormente manipulados sinteticamente de forma a criar o efeito desejado, os projectos deverão partir de objectos sonoros e acústicas reais, tendo em atenção a sua complexidade e traduzindo-a criativamente.

As temáticas principais a serem abordadas são:

• Introdução à história da gravação sonora, com ênfase na gravação em fita magnética e as diferenças entre esta e a gravação digital. Serão descritas as vantagens e desvantagens, analisadas as soluções mais práticas e efectuados exercícios. Serão apresentados os princípios básicos do áudio digital e da gravação digital.

• Análise dos equipamentos e técnicas utilizados na captação de som directo, em contraste com a gravação musical em estúdio. Todos os equipamentos serão descritos em detalhe e serão efectuados exercícios práticos. Será dada especial ênfase às técnicas de utilização de perche e colocação de microfones em relação aos espaços sonoros. Introdução aos diferentes métodos de interpretação coerente dos objectos sonoros (mono, estéreo e surround).

• Análise e construção de bandas sonoras e de como as gravações de som são
montadas na pós-produção, e os requisitos técnicos e artísticos necessários para que as diferentes gravações sonoras possam ser facilmente integradas nesse processo. Os diferentes tipos de sons que são necessários e devem ser gravados. Desenvolvimento do conceito de “bom som” em oposição a “mau som”, quer técnica quer artisticamente. Serão analisadas diversas gravações de referência e visionados filmes e bandas sonoras.

Mais informações em:http://www.oficinasdoconvento.com