Ciclo de Outono em Montemor-o-Novo:

Antena 2 apresenta Haydn pela “Ensemble Contrapunctus”


É já na próxima segunda-feira, dia 5 de Outubro, feriado nacional, que se vai iniciar, em Montemor-o-Novo, mais uma edição do Ciclo de Outono. Trata-se de um ciclo de música, a ter lugar durante os meses de Outubro a Dezembro de 2009.

A primeira iniciativa do Ciclo de Outono, realiza-se no Cine-Teatro Curvo Semedo, pelas 21h30, tem entrada gratuita e é protagonizada pelo “Ensemble Contrapunctus”. 


Esta primeira iniciativa do Ciclo de Outono, um Concerto Comemorativo dos 200 Anos da Morte de HAYDN, é organizada pela Antena 2, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo. Evocando os duzentos anos da morte de Joseph Haydn (1732-1809), a Antena 2 promove ao longo de 2009 a audição integral dos 76 quartetos que Haydn compôs ao longo de quatro décadas; um total de 22 concertos que percorre outras tantas cidades de todo o país. Este concerto em Montemor reúne um dos quartetos do Opus 9, com que Haydn começou a delinear a estrutura do quarteto clássico em 1770; um dos quartetos Opus 54/55, que chamaram a atenção dos parisienses em 1788; e um dos quartetos Opus 71/74, com que Haydn fez furor em Londres em 1793.

O quarteto de cordas foi um campo de exploração musical e de expressão pessoal onde se condensou a essência do espírito da era clássica. Haydn libertou-o das suas origens como divertimento e revelou-lhe o potencial dialogante, capaz de influenciar o rumo da história da música; por isso o epíteto de “pai do quarteto de cordas” não podia ser mais merecido. Os quartetos de Haydn nasceram em berço aristocrático mas destinavam-se a um número crescente de apreciadores da música de câmara de toda a Europa e a um florescente mercado editorial; foram por isso um veículo de democratização musical, num quadro mais intimista que o das sinfonias.


Em Montemor-o-Novo, o recital estará a cargo do “Ensemble Contrapunctus” (José Pereira, violino I; Arthur Soulès, violino II; Alexandre Delgado, viola; Guenrikh Elessine, violoncelo), um grupo cujo denominador comum é a paixão pela música e cujo objectivo é a colaboração entre músicos com forte empatia e elevada qualidade na execução do melhor e mais variado reportório da música de câmara. Nessa última vertente, o grupo foi seleccionado pela Antena 2 para interpretar em 2009 metade da integral dos quartetos de Joseph Haydn, no âmbito da evocação dos 200 anos da morte do compositor. 

Junte-se ao Ciclo de Outono…
E tenha uma estação cheia de música!