ANA MOURA DIA DO MUNICÍPIO MONTEMOR-O-NOVO

Dia do Município
Ana Moura Leva-nos aos Fados em Montemor

A 8 de Março, Montemor-o-Novo comemora o Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher, através de uma programação diversa e que se estende ao longo de 3 dias.

O ponto alto destas comemorações vive-se na noite de 7 de Março, às 21h30. Um dos grandes nomes do fado contemporâneo, Ana Moura, vai estar em Montemor-o-Novo para um grande concerto no Cine-Teatro Curvo Semedo, cuja lotação está esgotada. Considerada um dos rostos mais famosos de toda uma geração de vozes femininas do fado, tão depressa a vemos interpretar um fado tradicional, como a levar o género por caminhos menos ortodoxos, mas únicos e originais. O título do mais recente disco de Ana Moura, “Leva-Me aos Fados”, anuncia uma leveza de espírito e uma contextualização do género musical mais português fora dos clichés mais lúgubres, mostrando na alma mais raça que melancolia, que canta mais um lamento revoltado do que uma aceitação contemplativa dos males da vida. Uma voz única, e de raízes ribatejanas que conquista o mundo mas entretanto passa pelo palco do Curvo Semedo.

Para além da música a programação terá muitos outros motivos de interesse. Dia 6 de Março, às 18h00, integrada também no Ciclo de Conferências – “A Primeira República” – terá lugar a Conferência “As mulheres na implantação da República”, pelo Dr. João Esteves, Investigador da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.

No dia 8 de Março, Feriado Municipal em Montemor-o-Novo, Dia do Município, de S. João de Deus e Internacional da Mulher, pelas 9h00, decorre o Hastear das Bandeiras, com a Participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, no Lgº. dos Paços do Concelho.
Às 9h30, inicia o Passeio de Cicloturismo, com a 16ª Volta à Cidade de Montemor-o-Novo (Concentração junto à sede do Grupo de Cicloturismo – R. Curvo Semedo), numa organização Grupo de Cicloturismo de Montemor-o-Novo.
Para as 10h00, organizada pelo Núcleo de Montemor-o-Novo do MDM, está agendada uma Sessão de Movimento, no Largo Machado dos Santos (Largo da Estação), seguida de Caminhada na Ecopista.
À tarde, pelas 15h00, terá lugar a inauguração da ETAR das Silveiras com visita seguida de beberete no Centro Cultural das Silveiras.
Com início marcado para as 16h00, a Procissão de S. João de Deus, irá decorrer da Igreja Matriz para o Hospital de S. João de Deus, seguida de Eucaristia presidida pelo Arcebispo da Diocese de Évora, D. José Alves. 
As comemorações do 8 de Março, terminam às 17h30, com um Debate “Conversa/convívio à volta dos 100 anos do Dia Internacional da Mulher”, no auditório da Junta de Freguesia de Nª SRª da Vila, organizado pelo Núcleo de Montemor-o-Novo do MDM.