Este Sábado: Música para todos os gostos no Ciclo da Primavera-18.06.2011

O Ciclo da Primavera continua a decorrer um pouco por todo o concelho de Montemor-o-Novo. A iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Juntas de Freguesia e Organizações Concelhias, na sua 22.ª Edição, apresenta um programa cultural com muita música, teatro, dança e magia, sinónimo de qualidade e diversidade. Este fim-de-semana, todas as iniciativas do Ciclo da Primavera vão ter lugar no sábado, 18 de Junho. A grande dificuldade será seleccionar, isto porque, há música para todos os gostos, do folclore à música popular portuguesa!

“Entr'O Cante” na Pintada
 
Em St.ª Margarida, na Pintada (Freguesia de N.ª Sr.ª da Vila), pelas 19h00, pode assistir a um espectáculo com “Entr'O Cante”, um grupo de música popular portuguesa que recupera vários temas da música tradicional, dando-lhe uma nova roupagem musical.

“O Bando da Lua” nos Foros de Vale de Figueira
 
Às 21h30, no Centro Cultural de Foros de Vale de Figueira, teremos “O Bando da Lua”. O Bando da Lua é um projecto musical que procura uma nova “arquitectura” sonora sobre a música tradicional e popular portuguesa, sobretudo do Alentejo. Canções de importantes autores portugueses como José Afonso, José Mário Branco, Vitorino, Fausto ou Sérgio Godinho também fazem parte do seu repertório, assim como o fado.
“Roda de Choro de Lisboa” em Cabrela
Ainda às 21h30, no Largo Dr. Pascoal Coelho, em Cabrela, a proposta chama-se “Roda de Choro de Lisboa”. A “Roda de Choro de Lisboa” é um quinteto franco-luso-brasileiro que se tem vindo a destacar pelo seu virtuosismo, ritmo e energia contagiantes. Os chorões deste concerto vestem-se a rigor, recriando a imagem do "malandro" carioca, e desenvolvem a sua música no espírito do denominado repertório clássico, mas com ritmos bem portugueses como o corridinho, o fandango, o malhão ou o fado.


Noite Nacional de Folclore em Montemor
Também às 21h30, o Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense organiza mais uma “Noite Nacional de Folclore”, a ter lugar no Campo de Futebol do Parque Urbano. Em nome da tradição, que passa de geração em geração, para além do Rancho anfitrião, actuam o Rancho Folclórico de Paranhos da Beira (Seia), Rancho Folclórico e Etnográfico da Cova do Ouro e Serra da Rocha (Coimbra), Rancho Folclórico de Chãos (Rio Maior) e Rancho Folclórico de Praias do Sado (Setúbal).