César Prata nas Noites na Cidade - 25.08.2011



César Prata traz Canções de Cordel

A edição de 2011 das “Noites na Cidade”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, está a chegar ao seu término, após ter animado os serões desta cidade Alentejana, sempre com entradas livres.
A última iniciativa das Noites na Cidade 2011, tem lugar na próxima quinta-feira, 25 de Agosto, às 21h30, no Auditório do Parque Urbano. César Prata traz ao Alentejo, a convite do Festival Escrita na Paisagem, o
seu mais recente projecto musical, Canções de Cordel, através do qual revisitamos a mitologia e imaginário populares dos folhetos de cordel. Histórias de “sangue, faca e alguidar”, como nos diz César Prata.

Uma (re)visitação a uma prática quase esquecida, que pertence a uma forma de representação colectiva, tradicional, cujo tempo se encarregou de deslocar para um espaço da memória, mi(s)tificando-a, num espectáculo que oscila entre o trágico e o cómico e que fará, pelas músicas e letras, as delícias de miúdos e graúdos.

César Prata fundou e dirigiu diversas associações culturais e trabalhou com inúmeras colectividades no âmbito da recolha do património imaterial. Criou e dirigiu diversos espectáculos. O seu nome encontra-se ligado a inúmeros discos, quer como compositor, arranjador, criador, intérprete ou técnico dos quais se destacam Chuchurumel, Assobio e Chukas (encomenda do IGESPAR para o Parque Arqueológico do Vale do Côa). Publicou alguns cadernos sobre tradição oral. Criou e assegurou a direcção musical de espectáculos.

Compôs para teatro. Colabora regularmente com o Projéct (Teatro Municipal da Guarda). Integrou o GEFAC. Fundou os projectos Chuchurumel e Assobio. Participou em festivais internacionais, dos quais se destacam “Canti di Passione” (Salento, Itália, Abril de 2007), “Ahoje é ahoje!” (Maputo, Moçambique, Agosto de 2008). Editou, em Dezembro de 2010, Canções de cordel, o seu CD mais recente.

Mais informação:
http://www.myspace.com/csarprata
http://cancoesdoceguinho.blogspot.com/