Comemorações dos 50 anos da descoberta da Gruta do Escoural

Comemorações dos 50 anos
da descoberta da Gruta do Escoural
No dia 17 de abril de 1963, o tiro de uma pedreira na Herdade da Sala, Freguesia de Santiago do Escoural colocava a descoberto aquela que seria uma das mais importantes descobertas arqueológicas do século XX em Portugal.
50 Anos depois da descoberta da Gruta do Escoural, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em conjunto com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, comemoram este importante achado com um conjunto de iniciativas dirigidas ao público escolar, à comunidade científica e ao público em geral.
A Gruta do Escoural, classificada como Monumento Nacional desde 25 de Outubro de 1963, é gerida pela Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), sendo atualmente o serviço de marcações de visita efetuado no Posto de Turismo do Município de Montemor-o-Novo.
Fique a saber as iniciativas que terão lugar em abril, no âmbito do programa destas comemorações:

17 de Abril | 15h00 | Centro Interpretativo da Gruta
Sessão solene de abertura das comemorações com a presença de representantes da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Junta de Freguesia de Santiago do Escoural e do Sr. Olímpio Graixinha (testemunha da descoberta da Gruta). Porto de Honra. Visita guiada ao Centro interpretativo e à Gruta.

18 de Abril | 10h00 | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Atelier de Pré-história com Pedro Cura destinado às crianças do ensino básico da vila do Escoural. Visita à Gruta e ao Centro Interpretativo.

20 de Abril | 10h00 | Dias tranquilos na gruta do Escoural (marcação prévia no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo).