Exposição “Património. Partilhar o Passado. Construir o Futuro”



exposição “Património. Partilhar o Passado. Construir o Futuro” 



 
A exposição “Património. Partilhar o Passado. Construir o Futuro” apresenta o património cultural do Concelho de Montemor-o-Novo através da paisagem e do seu agente transformador: as pessoas. O património não é apenas o passado mas também o presente. A própria paisagem, construída ao longo de muitos anos, é património cultural. A exposição divide-se por vários tipos de paisagem: montado, campos agrícolas, castelo e centro histórico.

 Com uma forte produção fotográfica e de ilustração, na exposição pode ainda encontrar uma maquete do Castelo de Montemor-o-Novo produzida artesanalmente, assim como a reconstrução virtual do próprio Castelo em 1534 e duas maquetes impressas em 3D. A exposição está ainda repleta de vários elementos multimédia, peças arqueológicas e etnográficas, assim como uma instalação interativa ligada aos ofícios tradicionais. Visite e venha experimentar!

 Junto da exposição “Património. Partilhar o Passado. Construir o Futuro” está ainda integrado um espaço de Ateliers* e um espaço de Vídeo que dinamizarão a exposição durante a Feira da Luz 2016.

*Ateliers – Programa
1 de setembro, 5ª feira
18h00 – Bordados, Etelvina Santos e MDM
20h30 – Olaria medieval. Gonçalo Lopes

2 de setembro,  6ª feira
19h00 – Encenação tradicional. Culinária – gaspacho. Rancho Etnográfico de Montemor-o-Novo -

3 de setembro, sábado
19h00 – jogos tradicionais infantis. Danças tradicionais Rancho Etnográfico de Montemor-o-Novo -
21h00 – Pintura Alentejana, Etelvina Santos

4 de setembro, domingo
17h00 – Pintura a fresco, Etelvina Santos

5 de setembro, 2ª feira
18h00 – Culinária - Bolo de mel, MDM

Espaço Inovação
A Feira da Luz/ Expomor continua a afirmar-se na região e no concelho como um local privilegiado de promoção e divulgação da atividade económica,  proporcionando oportunidades de negócio e de investimento aos agentes económicos. Indo ao encontro das vontades dos agentes instalados na região a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Associação Empresarial NERE- Núcleo Empresarial da Região de Évora têm patente na feira o Espaço Inovação com uma mostra empresas com produtos inovadores e/ou diferenciadores no concelho e região.
O Espaço Inovação pretende divulgar a inovação e criatividade que há no Alentejo. De 31 de agosto a 5 de setembro estão presentes um conjunto de expositores entre empresas, empreendedores que apresentarão os seus produtos e serviços.
O Espaço para além da área dedicada aos expositores tem também uma área multiusos onde irão realizar-se demonstrações e iniciativas diversas promovidas pela CMMN e NERE e pelas empresas presentes.

Programa
Iniciativas permanentes
             Exposição, degustação e venda de produtos
             Atividades de realidade virtual
             Atelier de costura

Outras iniciativas
·         Prova de Vinhos de Montemor – 2 de setembro (já tem foto) – objetivo promover vinhos de montemor
·         Stand oficina de instrumentos musicais – 3 de setembro – objetivo “criação “ de um stand oficina para construção in loco de instrumentos musicais
·          Inovação e Moda – 4 de Setembro – objetivo dar a conhecer algumas peças de vestuário e acessórios de expositores presentes
·         Plantação de Hortícolas – de 2 a 5 de setembro objetivo dar a conhecer a variedade de plantas e hortícolas desde o semear e plantar bem como cuidados a ter com as plantas

Horário de funcionamento
31 agosto (21h às 23h)
1 Setembro (20h às 23h)
 2 Setembro (20h às 23h)
3 Setembro (17h às 24h
4 Setembro (17h às 24h)
5 Setembro (20 h às 23h)