Reunião conjunta das Comissões Municipal de Proteção Civil e da Defesa da Floresta

 Segurança ::: Realizou-se no passado dia 12 de outubro, uma reunião conjunta das Comissões Municipal de Proteção Civil e da Defesa da Floresta, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Na reunião estiveram presentes o Vereador António Pinetra e os representantes das Juntas de Freguesia do Concelho, dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, da Unidade de Saúde Familiar Alcaides, da Santa Casa da Misericórdia em representação das Associações de Solidariedade Social do Concelho, da CERCIMOR, do Hospital S. João de Deus, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, do Hospital do Espírito Santo, E.P.E. e do Exército – Regimento de artilharia 5.


Na reunião, foi efetuado um Balanço da época de incêndios 2020, onde foi referido que neste ano se registou a menor área ardida, bem como o menor número total de incêndios dos últimos 10 anos. Realçou-se ainda o Programa de Voluntariado Jovem - Equipa de Vigilância Florestal - que o Município desenvolve anualmente em parceria com a Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e que decorreu entre 1 de julho e 30 de setembro, com a participação de 24 jovens.

Na reunião fez-se também uma Avaliação da evolução da situação epidemiológica da COVID-19 no concelho, onde o representante do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo informou que irão ser realizados cerca de 390 testes do universo de alunos, professores e funcionários das escolas, em virtude de dois casos positivos à COVID-19 no Agrupamento.

Foi também dada nota dos elementos que constituem a subcomissão de saúde, para acompanhamento da situação da COVID-19 no concelho, que tem como principal função a análise das situações epidemiológicas e a agilização de contactos entre todas entidades envolvidas, constituída na reunião de 23/09/2020.

Por fim, a representante da Unidade de Saúde Familiar Alcaides informou que a partir do dia 19 de outubro será criada uma Unidade Dedicada ao Doente Respiratório, onde são atendidos todos os doentes com queixas respiratórias. Esta equipa será formada por 1 médico permanente, 1 médico em horário parcial, 1 enfermeiro e 1 assistente técnico. No que respeita às condições de trabalho, esta Unidade funcionará em 2 gabinetes médicos, 2 gabinetes de enfermagem e 1 balcão para assistente técnico. Numa primeira fase a triagem será efetuada por 1 segurança, entre as 8:00h e as 20:00h que fará uma primeira abordagem ao utente, orientando-o para a USF, para a UCC ou para o SUB.

#municipiomontemoronovo #protecaocivil #seguranca #saude #covid19


Reunião conjunta das Comissões Municipal de Proteção Civil e da Defesa da Floresta, Montemor-o-Novo

Reunião conjunta das Comissões Municipal de Proteção Civil e da Defesa da Floresta, Montemor-o-Novo