Tomada de Posição – Pela valorização dos Bombeiros e da sua imprescindível atuação no socorro às populações

Tomada de Posição – Pela valorização dos Bombeiros e da sua imprescindível atuação no socorro às populações



Os nossos bombeiros estão entre os muitos agentes que estão na linha da frente do combate à infeção Covid-19, prestando a todos os cidadãos um apoio absolutamente imprescindível e incontornável.

Em todas as emergências médicas para que foram chamados, muitas com risco da própria saúde e até da vida, nunca deixaram de intervir e honrar o o lema de «Vida por Vida».

Só os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, até 18 de janeiro de 2021, efetuaram 543 transportes de utentes suspeitos, ou confirmados, de covid-19, situação que se repetirá por todo o país com milhares de bombeiros.

Perante isto torna-se incompreensível e inadmissível que os bombeiros não tenham sido desde logo integrados nos grupos prioritários para receber a vacinação contra a Covid-19 e que esta falta de vacinação seja mais um problema a juntar aos muitos que já são enfrentados todos os dias pelas corporações de bombeiros.

De referir que a situação pandémica trouxe às corporações de bombeiros menos receitas e mais despesas, agravou dificuldades, pôs em risco o socorro às populações. À falta do governo foram muitas vezes as Autarquias que lhes deram apoio.

Anunciada que está agora uma intenção do Governo de vir a incluir este sector dos grupos de vacinação prioritária não podemos deixar de referir que a mesma peca por tardia e que deverá ser concretizada o quanto antes, pois proteger os bombeiros é proteger quem protege a população.

Face ao exposto a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, reunida em sessão ordinária de 27 de janeiro de 2021 delibera:

- Exigir ao Governo que a integração dos bombeiros nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 seja concretizada tão brevemente quanto possível;
- Apelar ao Governo para que a testagem destes homens e mulheres possa ser feita de forma regular e que os testes não tenham que ser suportados pelas corporações de bombeiros que constantemente se debatem com problemas financeiros;
- Apelar à urgente concretização das medidas de apoio já previstas no OE 2021, nomeadamente o reforço de meios financeiros;
- Exigir que o Governo tome medidas no sentido de valorizar os bombeiros, sumariamente garantindo mais financiamentos, justas retribuições e valorização das carreiras.

Esta Tomada de Posição foi aprovada por Unanimidade pela Câmara Municipal, reunida no dia 27 de janeiro de 2021 e será enviada a Suas Excelências, o Sr. Presidente da Assembleia da Republica, Sr. 1º Ministro, Sr. Ministro da Administração Interna, Sra. Ministra da Saúde e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Montemor-o- Novo.