lançamento do livro "João Luís Ricardo - Um Servidor da República"

No âmbito das Comemorações do 47º aniversário do 25 de abril, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo apresenta na sexta-feira, 23 de abril, pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, o lançamento do livro "João Luís Ricardo - Um Servidor da República", da autoria de Teresa Fonseca, com apresentação do Prof. Doutor Luís Farinha.

"João Luís Ricardo nasceu em Vendas Novas (então concelho de Montemor-o-Novo), a 21 de março de 1875, e faleceu em Parede (Cascais), a 1 de janeiro de 1929. Foi um médico e cirurgião reputado, republicano desde a juventude e maçon. Lutou empenhadamente pela implantação da República e tornou-se o primeiro presidente da Câmara do seu concelho natal após a implantação do novo regime. Desempenhou funções de deputado, desde a Assembleia Constituinte de 1911 até ao encerramento compulsivo do Congresso, após o golpe ditatorial de 28 de maio de 1926. Foi ministro da Agricultura em 1920, Diretor-Geral de Previdência Social e Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Seguros Sociais e de Previdência Geral, desde a sua criação, em 1919.

Enquanto médico, parlamentar, ministro e alto funcionário dos incipientes serviços sociais da República, destacou-se como defensor incansável dos mais desprotegidos e como lutador corajoso pelo progresso económico, social, cultural e material do país e particularmente do seu Alentejo natal".

Maria Teresa Fonseca, é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, mestre em História Cultural e Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutora em História das Ideias Políticas por esta última Faculdade. Foi durante 38 anos professora do Ensino Secundário. Osnseus trabalhos de investigação, distribuem-se por 17 livros e cerca de 80 artigos em revistas nacionais e internacionais.

No âmbito das Comemorações do 47º aniversário do 25 de abril, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo apresenta na sexta-feira, 23 de abril, pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, o lançamento do livro "João Luís Ricardo - Um Servidor da República", da autoria de Teresa Fonseca, com apresentação do Prof. Doutor Luís Farinha.     "João Luís Ricardo nasceu em Vendas Novas (então concelho de Montemor-o-Novo), a 21 de março de 1875, e faleceu em Parede (Cascais), a 1 de janeiro de 1929. Foi um médico e cirurgião reputado, republicano desde a juventude e maçon. Lutou empenhadamente pela implantação da República e tornou-se o primeiro presidente da Câmara do seu concelho natal após a implantação do novo regime. Desempenhou funções de deputado, desde a Assembleia Constituinte de 1911 até ao encerramento compulsivo do Congresso, após o golpe ditatorial de 28 de maio de 1926. Foi ministro da Agricultura em 1920, Diretor-Geral de Previdência Social e Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Seguros Sociais e de Previdência Geral, desde a sua criação, em 1919.  Enquanto médico, parlamentar, ministro e alto funcionário dos incipientes serviços sociais da República, destacou-se como defensor incansável dos mais desprotegidos e como lutador corajoso pelo progresso económico, social, cultural e material do país e particularmente do seu Alentejo natal".     Maria Teresa Fonseca, é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, mestre em História Cultural e Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutora em História das Ideias Políticas por esta última Faculdade. Foi durante 38 anos professora do Ensino Secundário. Osnseus trabalhos de investigação, distribuem-se por 17 livros e cerca de 80 artigos em revistas nacionais e internacionais.