ETAR da Cidade de MMN em pleno funcionamento

ETAR da Cidade de Montemor-o-Novo em pleno funcionamento

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Montemor-o-Novo está já em pleno funcionamento! Trata-se de uma obra realizada no âmbito do Contrato de Gestão – Exploração e Gestão do Sistema Público de Parceria Integrada de Águas do Alentejo, assinado entre a AGDA – Águas Publicas do Alentejo e 20 concelhos do Alentejo, entre os quais Montemor-o-Novo.

Esta ETAR recebe a totalidade das águas residuais domesticas da Cidade através de um emissário que se estende desde as estações elevatórias localizadas nas antigas ETAR já desativadas, fora do perímetro urbano. Está dimensionada para uma carga orgânica de 10 250 habitantes e tem uma capacidade de tratamento de 1 961 m3/dia de águas residuais.

A nova ETAR dispõe ainda de uma linha dedicada para tratamento complementar do efluente tendo em vista a sua reutilização para água de serviço e ainda uma unidade de receção de efluente proveniente de limpa fossas. Para além da remodelação da ETAR de Montemor-o-Novo, foram efetuadas intervenções no sistema intercetor, através da construção de três novas estações elevatórias e 5,4 km de novos troços, com desativação de parte do anterior sistema.

O investimento total ascendeu a 4 635 879,71 euros e foi cofinanciado em 85% pelo PO SEUR

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo mantem e reforça a sua politica de gestão pública dos serviços de abastecimento de água e de saneamento, na defesa dos interesses públicos e das populações.