Lenda de São Cristovão

Existe uma lenda associada à origem da freguesia de São Cristovão,
a qual se pode traduzir no seguinte:


Os habitantes desta zona resolveram construir uma igeja na Herdade da Misericórdia, perto de São Cristóvão . Findo o primeiro dia de trabalho, deixaram os utensílios no local e regressaram às suas casas. No dia seguinte foram encontrar as ferramentas a cerca de meia légua de distância, num ponto alto e de difícil acesso. Pensando que fora obra de ladrões, retomaram o seu trabalho. No dia seguinte e durante muitos outros dias a situação repetiu-se até que começou a espalhar-se a opinião de que a ocorrência era um sinal do céu e que Deus não queria a igreja no local escolhido pelos habitantes.
Deste modo a construção da igreja foi transferida para o local onde diáriamente eram encontrados os utensílios e nunca mais houve problemas; a interpretação do sinal divino estava correcta. A igreja ficou pronta e a população estabeleceu-se ao redor do templo e assim nasceu a povoação. Por se atribuir a S. Cristovão o transporte diário das ferramentas, deu-se à freguesia o nome do santo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde a lenda está correcta apenas com uma incorrecção a herdade da mesiricordia é a poucos metros de São Cristóvão e não junto do Escoural.

Hugo disse...

Boa tarde

Muito obrigado pela correcção

As minhas fontes não são bom ..

e tambem, sou muito Longe do Portugal ( sou luso françês )

Mais uma vez muito obrigado

cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Hugo,

Encontrei este blog por via da Gwen, do blog coelhinou.

Queria parabenizar-te por esta criação e manutenção do blog, sou de São-Cristóvão e é um enorme prazer poder conhecer melhor as minhas raízes!!!

Parabéns e continua sempre!

Pedro - Bruxelas

PS: administro um site para os portugueses da Bélgica: www.noscafora.be , vai dando uma vista de olhos