Centenas de Nadadores na Barragem dos Minutos

Prova de “ÁGUAS ABERTAS”
Centenas de nadadores na Barragem dos Minutos



Na manhã do passado domingo, dia 22 de Junho, teve lugar na Barragem dos Minutos, em Montemor-o-Novo, a primeira prova de natação aí realizada. Tratou-se de uma prova de Águas Abertas, dinamizada pela Escola de Natação da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, e que, com o tempo a ajudar, permitiu com que centenas de pessoas fossem até ao local e assistissem ao evento.

Esta vertente da Natação atrai muitos nadadores, principalmente, nadadores mais velhos, que são designados como Masters. A prova esteve dividida em duas partes: a primeira, com uma prova de 600 metros, com cerca de 40 inscritos e, a segunda, com uma prova de 1200 metros, com 100 inscritos. Deste modo, foram perto de centena e meia de nadadores em prova, entre federados e não federados. Em termos de clubes, a prova contou com a presença de entidades desde o Alentejo até Lisboa, tendo participado nadadores do Aminata, Sporting Clube de Portugal, Clube de Futebol de Benfica, Salvaterra de Magos, Seixal, Estádio Universitário de Lisboa, Mora, Belenenses, Estóris, Clube de Natação de Beja, Clube de Natação Jerez Master, Empregados no Comércio, Arraiolos, Naval Setubalense e, claro está, da Escola de Natação da Câmara Municipal de Montemor. Uma nota de destaque para a presença de alguns atletas espanhóis.

A iniciativa foi elogiada por grande parte dos nadadores, pois houve a sorte e o mérito de se conseguir alcançar as condições ideais para a realização da prova, onde se salienta o excelente tempo, a boa qualidade e temperatura da água, a logística e uma organização empenhada e competente. Perante este balanço altamente positivo, e tendo em conta os incentivos, existe desde já a vontade de se realizar uma nova edição da prova, corrigindo todas as pequenas lacunas que, como é habitual, acontecem numa organização desta envergadura. Acontecimento que merece ser digno de nota, é o facto de não terem existido ocorrências médicas de assistência aos nadadores, o que indica que todos os que participaram na prova estiveram em segurança.

Uma palavra de apreço merecem também, até pela sua colaboração preciosa e incansável, os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, o Instituto de Socorros a Náufragos, a Associação de Natação do Sul e a Associação de Regantes da Barragem dos Minutos.

Numa manhã de convívio e onde a alegria e boa disposição imperaram, as classificações são o menos importante, ainda assim, Montemor-o-Novo apareceu no pódio por diversas vezes, o que evidenciou e deu boas indicações de que a Escola de Natação da Câmara Municipal de Montemor está, em termos de formação de atletas e de trabalho, no bom caminho.


Publicação autorizada pelo
Serviço de Relações Públicas e Comunicação
Câmara Municipal de Montemor-o-Novo .

Sem comentários: