Florival Candeias "O expandir da cor" em Montemor o Novo



A exposição “O Expandir da cor”, da autoria de Florival Candeias, e coordenada pelo Museu Jorge Vieira, anda desde o final de 2008 em itinerância por vários municípios. Neste momento está patente na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, de 7 a 28 de Novembro de 2009.

Florival Augusto de Matos Candeias, conhecido por “Válito o Pintor Picasso”, nasceu em Alvito a 12 de Março de 1973. Aos 10 anos de idade ingressou na CerciBeja onde, muito cedo, manifestou o seu interesse pela Pintura, chegando mesmo a recusar a formação profissional que lhe foi proposta. O seu objectivo era dedicar-se à pintura. Tem participado em muitos concursos Nacionais e Internacionais que lhe deram visibilidade, dos quais se destacam, como exemplo os prémios: 9º Concurso Competitivo de Arte para Deficientes Mentais (Porto, 1991); 4º Prémio Nacional da Arte para Deficientes Mentais (1994); Concurso Competitivo de Arte “Riscos e Rabiscos” (1996); 7º Concurso Nacional de Arte para Deficientes Mentais (1997) ; 8º Concurso Competitivo de Arte para Deficientes Mentais (Porto, 1998) e no Concurso Europeu para Pessoas com deficiência EUWARD, Munique (Alemanha 2004), onde alcançou o 3º prémio.

 “Florival Candeias desenvolveu, ao longo destes anos, um trabalho consistente e com uma intensidade plástica e cromática que é fascinante. Conhecer o seu mundo viajando pela sua obra é uma oportunidade para todos nós entrarmos num universo puro, sem maldade e ávido de vida. Florival reparte o seu tempo entre o Alvito, onde habita com a sua família, e Beja onde se localiza a Cerci. Foi aqui com o apoio dos professores, que reconheceram o seu talento e o incentivaram à criação, que se tornou possível a construção do seu sonho”, referiu Francisco Santos, ex-Presidente da Câmara Municipal de Beja, no catálogo da exposição.

Deixemos Florival Candeias explorar a largueza da sua imaginação, colocando as suas vivências pela via da pintura, pois “ele é totalmente livre quando expressa a sua individualidade criativa: “como um Picasso”.

Galeria Municipal de Montemor-o-Novo
Horário: 3ª a 6ª feira- 10.00h-12.00h/ 15.00h-18.00h
Encerra Domingos, segundas e feriados.
Tel. 266 898 100 (extenção 310)


Sem comentários: