Em Montemor-o-Novo: Vento Suão toca no Ciclo da Primavera

Em Montemor-o-Novo:
Vento Suão toca no Ciclo da Primavera

A 21.ª edição do Ciclo da Primavera, que está a decorrer no concelho de Montemor-o-Novo até Junho, prossegue com a sua programação no próximo fim-de-semana.

Este sábado, 8 de Maio, às 21h00, na Sociedade de Casa Branca, Freguesia do Escoural, actua o grupo de música tradicional portuguesa “Vento Suão”. Este conjunto recria a música tradicional tal como era tocada e cantada nos tempos dos nossos avós, transmitindo os motivos, as preocupações, angústias, as alegrias e tristezas de gente de antigamente.

O “Vento Suão” é composto pelos seguintes elementos: Guilhermina - voz principal; Paulo Parreira acordeão, braguesa, voz; Rui Gonçalves - percussão, flautas; António Valente – percussão; Francisco Barbeiro – cavaquinho; Manuel Escada – baixo; João Paulo - guitarra, voz; José Oliveira - bandolim, voz; Paulo Silva – acordeão; António Candeias - campaniça, voz.

A designação “Vento Suão” nasceu do consenso de todo o grupo e tem origem na extensão do “siroco” proveniente do Norte de África, que nos visita sistematicamente nos meses mais quentes de Verão como que a testar as nossas capacidades. É um vento forte, quente, sufocante, provocando as nossas gentes desde sempre e ao qual resistimos e adaptamos.

Com um programa cultural que se prolonga até ao final de Junho, esta Primavera cultural, tem encontro marcado consigo...para Momentos únicos de Cultura!

Sem comentários: