Para divulgação Pais em Rede

No próximo dia 22 de Fevereiro no auditório da Junta de Freguesia de Nª Srª da Vila é apresentado o projecto Oficina de Pais em Montemor-o-Novo.

O projecto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais no Alentejo, é promovido pela associação Pais em Rede em parceria com a Universidade de Évora, financiado pelo Alto Comissariado para a Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian. 

Este é um projecto pioneiro a nível europeu, na forma como enfatiza e reforça o papel dos pais de crianças/jovens/adultos com deficiência no processo de inclusão dos seus filhos (mais além dos técnicos e das instituições que os acompanham). De âmbito nacional, visa apoiar as famílias através da constituição de uma rede de pais e da sua corresponsabilização. 

Consiste na realização de três níveis de formação, com vista à criação de uma bolsa de pais prestadores de ajuda (que poderão no futuro apoiar outros pais). A participação nestas oficinas é gratuita, não tendo qualquer encargo para os participantes. Poderão encontrar mais informação sobre esta formação aqui: http://www.paisemrede.net/files/destaques/programaoficinasparasite.pdf

No dia 22 de Fevereiro, entre as 17h30 e as 19h00, iremos apresentar este projecto, no auditório da Junta de Freguesia de Nª Srª da Vila, em Montemor-o-Novo,  contando com a participação e o testemunho de outros pais, que frequentaram já os primeiros grupos de Oficinas de Pais do Alentejo, decorridos entre Abril e Julho do ano passado em Évora e Estremoz.

Os profissionais de saúde e educação são muito importantes na divulgação deste projecto pois são eles que contactam regularmente com os pais. É fundamental uma boa divulgação destas oficinas para que mais pais se possam juntar a este movimento e encontrar este espaço de partilha e criação de redes com outros que vivem situações idênticas. Solicitamos por isso a divulgação desta informação junto das famílias.

Do mesmo modo,  convidamos também os diversos técnicos/profissionais que contactam e lidam directamente com estas famílias, a participar nesta sessão, para assim conhecer e dar a conhecer as Oficinas de Pais, bem como o movimento Pais em Rede.

Obrigada

Sara Martins
Pais-em-Rede
Coordenação Distrital de Évora