Sábado de Teatro no Ciclo da Primavera

Sábado de Teatro no Ciclo da Primavera

O Ciclo da Primavera, uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Juntas de Freguesia e Organizações Concelhias, continua a decorrer um pouco por todo o concelho de Montemor-o-Novo. Em 2013, na 24.ª Edição da iniciativa, até Junho, pode contar com um programa cultural, sinónimo de qualidade e diversidade.
Este sábado, 13 de Abril, às 21h00, no Grupo União Sport Sancristovense, em S. Cristovão, pode assistir à peça de teatro “O último voo da tartaruga”, pelo Projecto Ruínas, para .

Sinopse:
Um salão de dança.
Um homem e uma mulher tentam dançar. Tentam também entender-se. Tentam ainda apaixonar-se. Tentam sonhar um com o outro. Em desespero, abraçam-se e calam-se.
A inspiração para este espetáculo veio da morte de uma tartaruga gigante nas ilhas Galápagos, o solitário George, que durante anos foi o último representante da sua subespécie e que apesar das tentativas inglórias dos tratadores para que acasalasse com duas fêmeas de uma espécie aparentada, acabou por morrer sem descendência.
Esta história, serve de mote à coreografia dos dois personagens, à parte tangível do espetáculo, à energia e tensão dos corpos. O jogo de cena é um ritual de acasalamento mais ou menos explicito e adaptado com toques de absurdo à fisicalidade dos atores. Em cima desta coreografia, mais ou menos repetitiva, mais ou menos ritualizada, aparece o discurso, baseado na contemporaneidade, nas agruras da solidão, no quotidiano, nas memórias, na neurose do ego, no desejo no sentido lato.
Este discurso, como que um diálogo encriptado, entra em contraste com o desenho dos corpos, no sentido em que aquilo que os personagens dizem contraria o que aparentemente desejam. Um jogo de sedução interpretado por dois personagens desajeitados, dissociados do corpo, condenando-os à solidão. E tal como na história do solitário George, em que os ovos produzidos pelo acasalamento não vingaram, também este homem e esta mulher estão condenados a não se cruzarem.

Com um programa cultural que se prolonga de Março a Junho, esta Primavera cultural, tem encontro marcado consigo...Para Momentos únicos de Cultura!

Entrada Livre