Chegou um Super Heroi a Montemor-o-Novo…



e a todas as crianças deixou uma mensagem!

Estão a decorrer na Oficina da Criança, da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, sessões de sensibilização do Projecto “O Super Mãos Limpas”, que tem como objectivo ensinar às crianças dos Jardins de Infância a importância de lavar as mãos como a forma mais simples, barata e eficaz de reduzir a transmissão de doenças infecciosas.

Quando devemos lavar as mãos, porquê e como o devemos fazer são as questões abordadas.

O Super Mãos Limpas, Um Super Herói, vai acompanhá-las nesta exploração que inclui uma apresentação interactiva em que o Super Mãos Limpas (em carne e osso!) está presente.

As crianças aprendem uma canção (para cantarem enquanto lavam as mãos) que as irá ajudar a lembrarem-se do que aprenderam e recebem um folheto de actividades para trabalharem o tema com a Educadora.

Esta iniciativa insere-se num projecto de investigação do Laboratório de Genética Molecular do Instituto Tecnológico de Química Biológica da Universidade Nova de Lisboa que está a ser desenvolvido com a colaboração da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, do Centro de Saúde e do Agrupamento Vertical de Montemor-o-Novo.


Canção (Melodia da Loja do Mestre André)

Com o Super Herói Mãos Limpas

Aprendi a lavar as mãos

Um, dois, três a lavar as mãos

Quatro, cinco, seis a pôr o sabão

Lava lava esfrega esfrega

Às bactérias digo não

Viva viva as nossas mãos

Lavadinhas com sabão!