Cedência gratuita de plantas e Teatro de Marionetas no Mercado Municipal

Este Sábado, dia 26 de Março, para além das muitas razões que existem para ir ao Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, a Câmara Municipal de Montemor dá-lhe mais dois bons motivos para uma ida a este espaço emblemático da cidade.

A autarquia, através da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, e tendo em conta que 2011 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Floresta, promove durante todo o ano uma série de iniciativas que têm como objectivo sensibilizar a sociedade para a importância da floresta e dos recursos florestais para o desenvolvimento sustentável. A primeira dessas iniciativas tem lugar já este sábado no Mercado Municipal, com a cedência gratuita de plantas, produzidas no viveiro municipal. Das 9h às 13h, estarão disponíveis as seguintes espécies: sobreiros, azinheiras, freixos, pinheiros mansos, loureiros, pilriteiros, rosmaninho, gilbardeira, hera, etc.

Outras iniciativas integradas no Ano Internacional da Floresta: Comemorações da semana da água, da árvore e da poesia, cedência de plantas no mercado municipal; plantação de árvores ao longo da Ecopista; comemoração da Semana da Reflorestação; outras iniciativas. Esteja atento!

Junte-se a nós nas comemorações do Ano Internacional da Floresta. Juntos, fazemos a diferença!

Igualmente na próxima manhã de sábado, pelas 10h30, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Teatro (e integrado no Ciclo da Primavera 2011), o Mercado é palco para um espectáculo de Marionetas. A companhia S.A. Marionetas apresenta  “Teatro D. Roberto”, um espectáculo para todas as idades. Originário da tradição europeia de marionetas de luva, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. A S.A. Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças (O Barbeiro e A Tourada), que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.

Fica o convite: Venha ao Mercado em família, partilhe tradições!